Gasodutos

GDK tem novo gás com operação de Manati

Jornal do Commercio
12/03/2007 03:00
Visualizações: 1012 (0) (0) (0) (0)

Grupo, de olho no PAC, aposta em gasodutos

Atenta aos projetos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a GDK, empresa prestadora de serviços de engenharia na área de energia, quer participar da execução de parte dos empreendimentos previstos dentro do segmento, a exemplo dos módulos por ela construídos para possibilitar a operação do Campo de Manati, operando desde o início do ano, sob responsabilidade da Petrobras. A empresa, que tem projetos em andamento, avaliou que este ano apresenta boas perspectivas.

"Os investimentos anunciados para a área de infra-estrutura prevêem a execução de projetos que proporcionarão aquecimento da economia, com a geração de empregos e renda, beneficiando a sociedade e empresas que atuam neste setor. Nossas perspectivas para este ano são otimistas diante da prospecção de novos negócios, que nos garantirão participar com maior intensidade do desenvolvimento do Brasil", informou a companhia.

A empresa realiza a fase final da construção e montagem do gasoduto Campinas-Rio de Janeiro e a construção e montagem do gasoduto Recife-Caruaru. A GDK é responsável pela reabilitação e construção de dutos submarinos na Baía de Guanabara e de dutos terrestres e oleodutos das regiões Norte-Nordeste e São Paulo-Centro Oeste.

A companhia presta serviços de construção civil e montagem industrial que estão em andamento nos Ativos de Produção Norte e Sul das Unidades de Negócios de Exploração e Produção da Bahia.

Em 2006, a GDK concluiu a conversão para operar com óleo pesado do navio-plataforma P-34, hoje rebatizado como Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. O navio já se encontra na locação em alto-mar, no Espírito Santo. A GDK foi a primeira empresa brasileira a construir plataformas fixas em aço para a Petrobras, nos anos 70.

Manati - No projeto de Manati, a GDK executou dois dos quatro empreendimentos: construção e montagem da estação de tratamento de gás de São Francisco (ESF) e do gasoduto Terrestre. A Estação São Francisco, que fará o tratamento do gás recebido do Campo de Manati, está instalada no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano. A GDK foi responsável pela construção, montagem, comissionamento, testes, apoio à pré-operação e operação assistida. Além disso, fornecendo materiais e equipamentos para as diversas especialidades de construção civil, tubulação, engenharia elétrica e instrumentação.

Foram utilizadas na obra 1.859 toneladas de tubulação, 70 toneladas de estruturas metálicas, 65 mil metros de cabos elétricos e de instrumentação e 27 mil metros de eletrodutos, entre outros itens.

A planta DPP, para a desidratação, por resfriamento, do gás natural que sai dos campos de produção, foi projetada para processar, em sua capacidade máxima, 6 milhões de metros cúbicos/dia de gás. A estação está recebendo o gás através do gasoduto de interligação da plataforma marítima de extração, localizada a dez quilômetros da costa, na Bacia de Camamu. Para a ligação da estação com os dutos marítimos a GDK executou obras de construção e montagem terrestre em 68 quilômetros de extensão, com dutos de 24 polegadas de diâmetro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22