Gaspet
O consórcio russo Gazprom e a companhia estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) assinaram um convênio sobre trabalhos de prospecção em jazidas de gás em território da Bolívia, informou hoje a assessoria de imprensa da empresa da Rússia.
Os trabalhos serão realizados em três blocos, localizados em uma zona sudeste da Bolívia que faz parte da bacia petrolífera e de gás Subandino Sur, indicou a fonte.
Segundo especialistas do setor, a região boliviana pode abrigar até 300 bilhões de metros cúbicos de gás natural.
De acordo com o convênio, a Gazprom fará os trabalhos de prospecção em 2009 e, em seu fim, decidirá o volume de seus investimentos no projeto conjunto, que poderiam chegar a US$ 2 bilhões, segundo especialistas.
As partes também deverão acordar as condições da criação de uma empresa mista na qual a YPFB terá o pacote de controle das ações.
O comunicado acrescenta que, durante sua visita à Bolívia, a delegação da Gazprom também prevê possibilidades de cooperação na região com as companhias Repsol, Tecpetrol e Guaracachi, que já operam em vários países sul-americanos.
Fale Conosco
22