Combustíveis

Gasolina fecha semana estável nas bombas; diesel e etanol têm alta, diz ANP

Reuters, 13/01/2020
13/01/2020 10:53
Visualizações: 269

Os preços médios da gasolina nos postos brasileiros fecharam a semana estáveis, a 4,558 reais por litro, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira, enquanto cotações do diesel e etanol tiveram leve avanço frente à semana anterior.

A estabilidade nas cotações da gasolina vem após a estatal Petrobras ter decidido não aplicar de imediato reajustes em suas refinarias na sequência de um ataque norte-americano que matou um importante general iraniano no Iraque na semana passada e gerou tensão geopolítica que preocupou o mercado de petróleo.

Após um salto inicial e uma nova alta após um contra-ataque do Irã que mirou bases dos EUA no Iraque, os valores do Brent, referência internacional do petróleo, fecharam em queda de 5,3% nesta semana, em patamares inferiores aos registrados antes do início das tensões no Oriente Médio.

No diesel, que também não sofreu reajuste por parte da Petrobras, houve leve avanço nos preços nas bombas, de em média 0,11%, para 3,783 reais por litro.

Já o etanol teve alta maior, de 0,35%, para em média 3,185 reais por litro, segundo os dados da ANP.

Divulgação

Em meio à preocupação com os possíveis efeitos dos acontecimentos no Oriente Médio sobre os preços dos combustíveis, o governo federal tem estudado meios de aliviar repasses de altas do petróleo aos consumidores.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse durante a semana que o governo avalia utilizar recursos de royalties e participações especiais cobradas sobre a produção de petróleo para compensar eventuais impactos dos preços internacionais nas bombas.

O repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos não são imediatos e ainda dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13