Gás

Gasoduto Caraguá-Taubaté

O IPT desenvolve com a Petrobras projeto inovador para construção de túnel do gasoduto que ligará litoral e planalto.

Redação/ Agências
05/07/2010 08:33
Visualizações: 859

Equipes dos centros de Tecnologias Ambientais e Energéticas (Cetae) e de Tecnologia de Obras de Infraestrutura (CT-Obras), ambos do IPT, iniciaram em 2007 uma série de estudos para a Petrobras. Segundo o pesquisador e coordenador do projeto Agostinho Tadashi Ogura, do Cetae, foram estudada alternativas de locação e tecnologias de traçado para o Gastau, o gasoduto que ligará Caraguatatuba a Taubaté. “Na verdade, o ponto de partida do gasoduto fica a 147 quilômetros do litoral de Caraguatatuba, onde estão as reservas de gás da Bacia de Santos. Estudamos o ponto mais crítico do traçado, que é a travessia da Serra do Mar, uma área sensível, sujeita a muita chuva e escorregamentos. Levamos em conta aspectos técnicos e ambientais.”´

 

Os subsídios ao projeto Mexilhão da Petrobras, que irá estruturar a distribuição do gás da Bacia de Santos em todo o território nacional, são elaborados por especialistas nas áreas de engenharia geotécnica e de gestão de riscos do IPT. “As dificuldades geológicas, geotécnicas, ambientais e de engenharia num projeto deste porte motivaram a contratação do IPT pela experiência de seus profissionais. Subsidiaremos a Petrobras para uma gestão segura deste empreendimento, que abrange tanto a construção do túnel, quanto a dos ‘shafts’, que são poços conectores entre o túnel e o planalto.”

 

A construção do túnel para superar o ponto mais crítico na região da serra foi decidida pela Petrobras, com base em critérios técnicos e econômicos. “O processo – explica Ogura – é pioneiro no Brasil e inovador neste tipo de obra. Com quase cinco quilômetros de extensão, mais 350 metros de quatro ‘shafts’, foram definidas diferentes técnicas de escavação devido às várias características de subsolo. Um trecho de 260 metros será escavado com explosivos pelo método NATM (New Australian Tunnelling Method), outros 22 metros com fogo de perfuração NATM e os 4.770 metros restantes com escavação mecanizada, o popular ‘tatuzão’ (Double Shield).” O gás bruto extraído da plataforma marinha chegará pelos dutos a uma Unidade de Tratamento de Gás onde serão separados resíduos, GLP e condensados. O gás purificado restante deste processo atravessará o túnel seguindo para o planalto.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23