Gás Natural

Gasmig e Departamento de Limpeza Urbana de Juiz de Fora farão testes com GNV

A Gasmig assinou, nesta semana, um Termo de Cooperação Técnica com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Juiz de Fora (Demlurb) para testes com o Gás Natural Veicular (GNV) em um dos seus veículos.

Assessoria Gasmig
24/02/2016 13:40
Visualizações: 293

A iniciativa visa a implantação do Projeto Frota Verde em todos os automóveis do Departamento e sua expansão a outros órgãos da Prefeitura.

Os testes serão feitos em duas caminhonetes Chevrolet, modelo Montana, que fazem parte da frota do Demlurb. Em uma delas será instalado um Kit GNV de última geração (injeção eletrônica de Gás Natural) e acontecerão avaliações e comparações com o outro veículo que continuará a utilizar combustíveis líquidos. As dimensões analisadas serão: consumo, performance, redução de emissões, adaptabilidade à operação Demlurb, entre outras. A previsão é que os testes tenham início nos próximos 30 dias e durem cerca de 90.

Para o diretor-presidente da Gasmig, Eduardo Andrade, a parceria reforça a estratégia da Companhia em desenvolver projetos não só na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Projetos como esse contribuem para a expansão da Gasmig no interior do Estado, além disso, incentivam cada dia mais a disseminação do uso de alternativas sustentáveis do ponto de vista ambiental e econômico”, destaca Andrade.

Já o diretor comercial da Companhia, Sérgio da Luz Moreira, reforça que, além da cidade de Juiz de Fora, outros municípios como Barbacena, Governador Valadares, Ipatinga, Poços de Caldas e Ubá também estão sendo prospectados para a celebração de Termos de Cooperação Técnica nos mesmos moldes deste.

De acordo com o coordenador de GNV da Gasmig, Welder Souza, a conversão dos veículos pode contribuir para reduzir em até 60% os gastos com combustíveis. “Em relação à sustentabilidade ambiental, o GNV também é um grande aliado e contribui para a redução em mais de 20% das emissões de CO2 e material particulado na atmosfera”, ressalta.

O diretor-presidente do Demlurb, Marlon Siqueira Rodrigues Martins, informa que a iniciativa é apenas um dos passos que reafirmam o compromisso do Departamento com a sociedade. “Essa é uma das ações do Demlurb que reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, economicidade e a população juiz-forana”, afirma.

O projeto para transformar a frota do Demlurb em uma Frota Verde também contará com o apoio do Instituto Federal Sudeste – curso de Transporte e Logística (Campus Santos Dumont), que, sob a coordenação do professor Luid Oliveira, irá atestar todos os resultados da iniciativa e publicá-los em um artigo científico.

 Também participaram da reunião para assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o Assessor da Presidência da Gasmig, João Márcio Lignani, e o ex-deputado federal e atual presidente do Instituto Itamar Franco, Marcello Siqueira.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19