Redação TN Petróleo/Assessoria
A Gasmig divulgou o seu relatório sobre ações ESG em 2023. A publicação detalha os pilares e as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contempladas.
A princípio, ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Antes de mais nada, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.
De acordo com a companhia, 2023 foi marcado por uma série de iniciativas significativas em prol da sustentabilidade e responsabilidade social, abordando os pilares ambiental, social e de governança (ESG).
Em suma, foram trabalhadas 15 ações de curto prazo que ancoram diferentes tópicos dentro dos 3 pilares da sigla.
Sustentabilidade
Pensando na sustentabilidade global, a Gasmig acredita que qualquer atividade econômica pode e deve gerar valor para a sociedade.
Do mesmo modo, o meio ambiente e reconhece seu papel em apoiar a transição para um mundo mais sustentável.
Por isso, a Gasmig, focada na tendência mundial de criação de uma cultura institucional de sustentabilidade, institui a Estratégia ESG 2022-2030.
A Companhia considera que a implementação de um Plano Estratégico de ESG é uma jornada contínua de desenvolvimento ambiental, social e institucional, por essência colaborativa e plural.
Dessa forma, ela deve ser percorrida em conjunto com nossos colaboradores, clientes, investidores, parceiros e com o mercado.
Gasmig e ODS
Em 2012, a Organização das Nações Unidas – ONU instituiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para enfrentar os maiores desafios ambientais, políticos e econômicos do nosso tempo.
Dessa forma, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definem as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para 2030 e buscam mobilizar os esforços globais ao redor de uma série comum de objetivos e metas.
Sendo assim, a Gasmig, após mapeamento da cadeia de valor para identificar áreas de impacto, escolheu ODS que fazem sentido para o negócio e listou propostas de ações possíveis de serem executadas até 2030.
Princípios ESG
A sigla ESG - Environment, Social and Governance, é traduzida como Consciência Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa.
Consciência Ambiental: representa o comprometimento da corporação para com os impactos ambientais que sua atividade gera.
Responsabilidade Social: representa o impacto positivo gerado pela empresa em benefício da sociedade e do contexto no qual está inserida.
Governança Corporativa: representa uma forma criada pelos investidores nos Estados Unidos para evitar abusos e ineficácia na gestão das empresas. A governança corporativa é permeada por várias questões, sendo que quatro têm maior relevância: equidade, prestação de contas, transparência e responsabilidade corporativa.
Compromissos Gasmig ESG
Consciência Ambiental:
Adotar as melhores práticas ambientais em nossas operações, principalmente na distribuição de energia limpa, gestão de resíduos e redução de emissões de gases de efeito estufa.
Incentivar nossa cadeia de fornecedores e clientes a aprimorar as suas gestões ambientais.
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
Responsabilidade social
Valorizar as pessoas e a sociedade, garantindo excelência no atendimento ao cliente, desenvolvendo pessoas, promovendo a diversidade e ampliando parcerias e ações de voluntariado.
Investir no bem-estar de nossos colaboradores, buscando ser uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer.
Governança com integridade e ética
Aprimorar, continuamente, nossa governança corporativa em alinhamento com as melhores práticas de mercado.
Fortalecer nossa estrutura de Compliance, promovendo o respeito à nossa Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional.
Elaborar e disseminar políticas e práticas de combate à corrupção e gestão de riscos.
Fale Conosco
21