Sustentabilidade

Gasmig adere ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/04/2024 13:11
Gasmig adere ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo Imagem: Divulgação Visualizações: 884 (0) (0) (0) (0)

A Gasmig acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis.

A estratégia ESG Gasmig 

A implementação de um Plano de Sustentabilidade é uma jornada contínua de desenvolvimento ambiental, social e institucional, por essência colaborativa e plural, e ela deve ser percorrida em conjunto com nossos colaboradores, clientes, investidores, parceiros e com o mercado.

A Gasmig visa reforçar o compromisso com a Consciência Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, por meio de compromissos e ações alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis definidos pela ONU, que minimizem os impactos negativos e maximizem os impactos positivos nas pessoas e no planeta.

Ambiental

Reconhecemos o comprometimento da Companhia para com os impactos ambientais que sua atividade gera, seja por meio da redução do impacto ambiental nas atividades de expansão da rede, incentivo à utilização e conversão de veículos movidos a GNV ou Biometano, inventário de emissão de gases de efeito estufa da Gasmig, ou ações para estimular a adoção de hábitos sustentáveis pelos colaboradores.

Social

Além de distribuidora de gás, somos uma empresa que investe no desenvolvimento da sociedade, por meio do aumento gradual e contínuo da diversidade da força de trabalho, priorização de programas de Saúde, Segurança e Bem-estar para os colaboradores e seus familiares, incentivo do voluntariado corporativo, ações educativas voltadas à disseminação da cultura inclusiva ou atuação contra o preconceito estrutural-institucional.

Governança

Pautada no profissionalismo, trabalho em equipe, integridade e ética, a Gasmig reflete a sustentabilidade na sua gestão, por meio de normativos, alinhamento ao Plano de Negócios da Companhia, divulgação e transparência das ações, tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis e até mesmo a influência para parceiros eliminarem os riscos de violação de valores de Ética e Compliance da Gasmig.

Compromisso

Ao integrar o Pacto Global, a Gasmig se compromete a reportar o progresso em relação aos Dez Princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.

O pacto global das Nações Unidas

Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

O pacto global no Brasil

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes.

Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Setor de petróleo e gás reforça seu compromisso com a tr...
04/04/25
Evento
Cana Summit 2025 busca avanços e políticas eficazes em n...
04/04/25
Evento
Cana Summit: tarifaço dos EUA, PL da Reciprocidade e seg...
03/04/25
Mercado de Carbono
RenovaBio reúne elementos próprios do mercado regulado d...
03/04/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
Em congresso internacional de energia, Petrobahia debate...
30/03/25
IBEM25
Estudantes de Engenharia adaptam veículo para a geração ...
28/03/25
IBEM25
Protagonismo da Bahia em geração de energia renovável é ...
26/03/25
IBEM25
Plenária de energias integradas discute vertentes ligada...
26/03/25
IBEM25
iBEM Internacional começa destacando potencial do setor,...
25/03/25
Etanol
Hidratado cai 2,38% na terceira semana consecutiva de de...
24/03/25
IBEM25
Encontro internacional de energia começa nesta terça-fe...
21/03/25
Energia solar
Geração solar fotovoltaica atinge a marca de 37.869 MW n...
19/03/25
Inclusão social
Emirates se prepara para se tornar a primeira companhia ...
19/03/25
ANP
RenovaBio: divulgada lista de distribuidoras que terão a...
17/03/25
Etanol
Anidro e hidratado fecham pela 2ª semana em queda no Ind...
17/03/25
Etanol
Vendas de etanol atingem 2,8 bilhões de litros em fevereiro
13/03/25
Energia Solar
Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar
12/03/25
Evento
Cana Summit 2025 debate o futuro do produtor de cana e d...
10/03/25
Etanol
Anidro e hidratado fecharam em baixa em semana encurtada...
10/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13