Gazeta Mercantil
A Petrobras entrou em acordo para a compra de 66% das ações da empresa Gaseba Uruguai, concessionária da distribuição de gás em Montevidéu. O acordo prevê que a empresa brasileira adquirirá 51% das ações da Gaseba que pertencem à Gaz de France e outros 15% das ações de propriedade da uruguaia Acodike, informou em sua edição que circulou ontem o semanário "Búsqueda" citando fontes do governo. O acordo, fechado há poucos dias, foi enviado ao Ministério uruguaio de Indústria, Energia e Mineração para a análise de aspectos legais e técnicos.
Em recente reunião com legisladores, o vice-presidente da República, Rodolfo Nin Novoa, falou sobre sua "preocupação" contra o "monopólio" da Petrobras na distribuição de gás encanado no país, disseram à revista fontes políticas.
A Petrobras adquiriu no início de ano a empresa Conecta, que tem a concessão para distribuir gás no interior do Uruguai. A Conecta era propriedade do grupo espanhol Unión Fenosa.
Atualmente no Uruguai existem só dois provedores de gás, Gaseba Uruguai em Montevidéu, onde mora quase a metade dos 3,4 milhões de habitantes do país, e a Conecta para todo o interior.
Licença ameaçada
O governo do Equador solicitou à Controladoria Geral do Estado uma auditoria na licença ambiental concedida à Petrobras. A ministra do Ambiente, Ana Albán, disse que a Controladoria deverá se pronunciar sobre a licença outorgada por esse mesmo órgão durante o governo do presidente Lucio Gutiérrez (de janeiro de 2003 a abril de 2005) a favor da Petrobras para exploração e produção de petróleo no bloco 31 que abrange o parque nacional Yasuní, província de Orellana, no leste do Equador e na fronteira com o Peru, onde comunidades indígenas denunciaram danos ambientais.
A ministra pediu à fiscalização que questione se existiram infrações penais na entrega da licença ambiental à Petrobras. O petróleo é uma das maiores fontes de recursos do Equador, gerando o recorde de US$ 3,9 bilhões em 2004. A produção passou de 320 mil barris/dia em 1992 para 526 mil bpd, sendo 68% exportados, o que representa US$ 1,1 bilhões.
Fale Conosco
23