Gás Natural

Gás onshore pode tornar o mercado de gás brasileiro mais competitivo, aponta estudo

Redação TN Petróleo/Assessoria
29/04/2024 12:46
Gás onshore pode tornar o mercado de gás brasileiro mais competitivo, aponta estudo Imagem: Divulgação Visualizações: 1833

A introdução de novas fontes de gás pode não apenas diversificar a oferta, mas também tornar os portfólios mais competitivos, refletindo em benefícios tanto para os consumidores quanto para os produtores. É o que aponta o estudo "Acompanhamento do Processo de Abertura da Indústria do Gás Natural", realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e sob a governança do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Apresentado na última semana, em Brasília, o documento revela que uma das estratégias para impulsionar a diversificação é o incentivo a projetos onshore, incluindo aqueles relacionados à produção não convencional. O relatório mostra que a viabilidade desses projetos pode ampliar iniciativas, com escalas de produção menores e estruturas de custo distintas e, consequentemente, atrair novos players para o mercado, aumentando a concorrência e potencialmente reduzindo os preços do gás.

"Projetos offshore requerem maior investimento em infraestrutura, elevando custos fixos e a escala de produção necessária para a viabilidade do projeto, um dos parâmetros determinantes para a competitividade do energético. Os projetos onshore podem favorecer a entrada de uma diversidade maior de agentes, contestando o poder de mercado dos incumbentes. Neste sentido, é importante incentivar os projetos onshore, incluindo os de produção não convencional, na medida em que podem viabilizar uma variedade mais ampla de projetos, com menor escala de produção e estrutura distintas de custo", aponta o estudo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.