GNL

Gás natural vai impulsionar região

A Tribuna (Santos/SP), 02/12/2020
02/12/2020 10:44
Visualizações: 1532

O diretor-presidente da Cosan, Luis Henrique Guimarães, aponta que a empresa espera iniciar as atividades do seu Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL), a ser instalado no Porto de Santos e em terreno na Área Continental da Cidade, em 2022. Segundo ele, a expectativa é que a oferta alta de energia “barata” amplie e desenvolva a atividade industrial da região.

Guimarães ficou responsável por encerrar as atividades do Porto & Mar 2020 Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, nesta terça (01), com a palestra Brasil, os próximos desafios. Ele revelou que a expectativa é desenvolver a unidade de regaseificação ao longo de 2021 e que, nesse processo, muitos empregos serão gerados na região.

Ao passar a movimentar GNL, o Porto de Santos, que já é um “hub de segurança alimentar”, será um “hub de energia”, afirmou o executivo.

Além das oportunidades diretas e indiretas de empregos, o diretor-presidente da Cosan explica que o desenvolvimento da atividade industrial se deve “ao menor custo de energia que possa destravar os investimentos (das empresas do setor)”.

“Hoje, o Estado de São Paulo é abastecido pelo gás vindo da Bacia de Campos. É importante (a instalação da nova unidade de regaseificação”) para manter a competitividade da indústria de São Paulo e manter uma nova fonte de gás”, disse o executivo.

Luís Henrique Guimarães também defendeu o processo de desestatização da gestão do Porto, atualmente em estudo pelo Governo e que deve ser efetivado em 2022.

Reformas e Segurança

Guimarães apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter queda de 4% a 5% no ano e que uma projeção de crescimento de 2% a 3% para 2021 não será o suficiente. Ele acredita que, para conseguir superar os índices e expectativas, é preciso avançar com as reformas tributária e administrativa

A oferta de uma melhor educação também é vista por ele como um processo natural para o crescimento, pois, a partir da formação de qualidade, é que surgirão os profissionais capacitados e preparados para lidar com as novas tecnologias.

“Começando pela. Reforma administrativa: E preciso reduzir o tamanho do Estado, pois a máquina pública ainda custa muito.

Acho que todo mundo concorda que o Estado passou do tamanho ideal e que não há recursos para manter seus compromissos. Precisamos de uma iniciativa pública eficiente e uma iniciativa privada competitiva”.

Ele continua e destaca que empresas privatizadas nos últimos anos, hoje, apresentam um índice de pagamento de impostos muito maior à época de estatais.

“É preciso seguir também com a reforma tributária. Esse é um emaranhado complexo que as empresas sérias têm dificuldade em cumprir”, destacou.

O diretor-presidente da Cosan apontou, ainda, que os governantes precisam rever as leis, desburocratizar processos e dar garantias aos investidores para que possam aportar capital no País com segurança.

“Estamos com um grau grande de burocracia, insegurança jurídica. Precisamos que os investidores tenham certeza de onde estão investindo. Temos que avançar e mostrar que somos um País capaz de fazer os sacrifícios e reformas necessárias”.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.