Santa Catarina

Gás natural em SC: entenda o que muda com o mercado livre

Redação TN Petróleo/Assessoria
29/03/2023 09:33
Gás natural em SC: entenda o que muda com o mercado livre Imagem: Divulgação Visualizações: 1232 (0) (0) (0) (0)

O mercado livre de gás natural é uma realidade regulamentada em Santa Catarina desde julho de 2019, e possibilita que consumidores contratem o suprimento de gás e de transporte diretamente com os fornecedores de seu interesse e com os transportadores. No Estado, a SCGÁS é responsável pela distribuição, por meio de rede canalizada, do energético, e já tem se preparado para atender aos novos usuários do mercado livre.

Se antes, o custo do gás era estabelecido a partir de um único supridor para todos os 69 municípios catarinenses atendidos, agora os preços também podem ser acertados diretamente entre os consumidores e as partes comercializadoras do insumo. Neste novo cenário, o serviço de comercialização pode ser feito de forma distinta do serviço de distribuição de Gás Natural, que continua sendo atribuição da SCGÁS.

De acordo com a Resolução ARESC nº 136, a migração para o mercado livre está prevista para usuários que consomem acima de 10 mil m³/dia. Muito espelhada no mercado livre de energia elétrica, essa medida faz parte do programa federal denominado Novo Mercado de Gás (NMG), que fomenta a abertura de um mercado dinâmico e competitivo, promovendo condições para redução do seu preço e contribuindo para o desenvolvimento econômico do País.

A Companhia de Gás de Santa Catarina tem realizado diversas mudanças para se adequar a esse novo momento no mercado. Em outubro de 2021, a Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARESC) aprovou a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), que estabelece o valor e as condições aplicáveis aos usuários que desejarem utilizar a rede de distribuição, regulamentando a tarifa a ser aplicada aos usuários do mercado livre. Além disso, a SCGÁS já possui uma minuta padrão de contrato para oferecer aos interessados, que foi encaminhada para análise e aprovação da Agência Reguladora.

Também em 2021, a concessionária criou a Gerência de Suprimento de Gás (GEGÁS), uma área específica para tratar de contratos de suprimento e transporte. Periodicamente, a Companhia publica em seu site novas chamadas públicas de aquisição do insumo, contribuindo assim com a diversificação de fontes e agentes supridores.

Outro destaque é a instalação do novo sistema de supervisão de rede, que agrega a tecnologia de telemetria, monitora os grandes consumidores em tempo real e propicia atendimento aos futuros usuários livres. Até o final de 2026, a SCGÁS investirá cerca de R$ 16,8 milhões na implementação do sistema, a fim de se preparar para os novos desafios do mercado.

Novos desafios

Aos consumidores que desejam migrar para o mercado livre de Gás Natural, existem alguns fatores a se considerar, como a contratação do transporte separada da contratação da molécula, que devem ser feitas pelo próprio usuário ou por um comercializador contratado. E para o setor de gás como um todo, o desafio é avançar e consolidar as mudanças iniciadas em toda a cadeia, desde a produção do gás, até seu consumo final, ampliando a oferta de gás e as infraestruturas.

Seja no mercado livre ou cativo, a SCGÁS reafirma seu compromisso na distribuição de um combustível mais seguro, limpo e eficiente aos catarinenses.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21