Começa a operar nesta quinta-feira (7), o primeiro posto de Gás Natural Veicular (GNV) de Paranaguá e também o 31º posto que comercializará o combustível no Estado. Com isso, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) vai atender nove municípios do Paraná com gás natural.
AssessoriaComeça a operar nesta quinta-feira (7), o primeiro posto de Gás Natural Veicular (GNV) de Paranaguá e também o 31º posto que comercializará o combustível no Estado. Com isso, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) vai atender nove municípios do Paraná com gás natural. Até então, o combustível estava disponível em Curitiba, Ponta Grossa, Palmeira, São José dos Pinhais, Balsa Nova, Campo Largo, Araucária e Colombo. Paranaguá é o primeiro município do litoral do Paraná a contar com o GNV.
O Posto Madrepérola de Paranaguá, de bandeira Mime, será abastecido com Gás Natural Comprimido (GNC). Esta é a forma utilizada para levar o combustível a regiões afastadas da rede de distribuição de gás. A compressão do gás natural é realizada em uma estação de compressão e levada através de carretas até os clientes.
“O processo é bastante seguro, assim como a rede de distribuição do combustível, e a logística é realizada de acordo com a demanda do cliente. Assim, a programação é estruturada para que o fornecimento de gás natural seja constante e interrupto”, explica Ricardo Neumayer, gerente comercial da Neogás, empresa responsável pela compressão do gás distribuído pela Compagas e pelo seu transporte até o posto.
De acordo com o Diretor Técnico-Comercial da distribuidora, Aloísio Xavier Lopes, o GNC possibilita a abertura de novos mercados pelo Estado. “Através do GNC conseguimos atender mercados distantes da rede de distribuição de gás natural, o que colabora para uma futura construção de rede e para a expansão da área de abrangência da Compagas”, afirma Lopes.
Nos próximos meses a Compagas disponibilizará gás natural através de GNC para outro posto, em Campo do Tenente – o que fará com que a área de abrangência da distribuidora passe para 10 municípios. Segundo Lopes, estes são projetos que estão sendo viabilizados através de alianças estratégicas.
“A parceria entre a Compagas e a Neogás já possibilitou a abertura do mercado de GNV em Colombo, e agora com o atendimento em Paranaguá, os proprietários dos carros com GNV poderão ampliar o percurso com o combustível, e a Compagas expandirá sua atuação também para a região litorânea do Estado”, ressalta ele.
Outras cidades também contarão com mais postos até o final do ano – fazendo com que o número total de estabelecimentos cresça 20%.
“Além dos postos com GNC, teremos mais cinco que serão abastecidos pela rede de distribuição da Compagas, sendo dois na cidade de Ponta Grossa, dois em São José dos Pinhais e um em Curitiba”, afirma o gerente do segmento industrial e GNV da Compagas, Justino Pinho.
Atualmente o estado conta com 30 postos, sendo 28 são abastecidos pela rede de distribuição de gás natural da Compagas, (24 em Curitiba, 1 em Campo Largo, 3 em São José dos Pinhais), 1 com GNC em Colombo, e um, em Londrina, utiliza o gás natural liquefeito (GNL) fornecido pela GásLocal. Há mais de 25 mil carros convertidos no Paraná. As vendas da Compagas para esse segmento são em média 90 mil m³/dia – 10% do total de gás natural distribuído no Estado.
Carreata - A chegada do gás natural veicular a Paranaguá será marcada com uma carreata seguida da comemoração no Posto Madrepérola. A concentração dos carros será às 15h no posto e o evento de inauguração começará às 16h.
Fale Conosco
22