Firjan

Gabeira debate crise política com empresários da Firjan

Assessoria Firjan/Redação
04/04/2016 15:42
Visualizações: 902 (0) (0) (0) (0)

Deputado federal por três mandatos, entre 1998 a 2010, o jornalista Fernando Gabeira debateu a crise política com empresários na sede da FIRJAN. Na avaliação de Gabeira, a saída do PMDB do governo levará ao desembarque de outros partidos da base aliada e criar as “bases numéricas e políticas para o impeachment”. Sobre um possível novo governo, o jornalista destacou que ele precisará fazer a transição para outro programa econômico, promover uma reforma política e mudar a política externa. “Temos que nos unir a países com desenvolvimento tecnológico maior”, afirmou, referindo-se aos EUA.

Defensor do impeachment, Gabeira foi questionado sobre a capacidade do vice-presidente Michel Temer (PMDB) fazer diferente do PT e recolocar o Brasil nos trilhos. “Convivi com ele na Câmara dos Deputados, Temer tem uma capacidade de conciliação muito grande. Ele é mais influenciável pela opinião publica que Lula e Dilma. Vai ter que ter muita coragem para montar uma equipe pelo menos à prova de Lava-Jato, com pessoas fora das investigações. É a única maneira de garantir a continuidade”, resumiu Gabeira, que defendeu a montagem de ministério mais técnico e menos político.

Segundo o jornalista, caso Temer assuma a presidência, o ideal seria ele “dizer que não é candidato em 2018. Ele desfaria uma serie de tensões e poderia ficar à vontade para fazer um trabalho de recuperação do Brasil. Não teria um staff dizendo que isso ou aquilo vai fazê-lo perder votos”.

Gabeira discorreu também sobre a tese, defendida pelo PT, que o impeachment é uma tentativa de golpe. “Eles compreenderam que perderam, que não têm mais horizonte. Precisam criar uma mística para a travessia do deserto. Se você renuncia, não tem o que dizer. Dizer que foi golpe, dá uma aura à sua derrota. Estão criando uma narrativa para sobreviver politicamente. Um é o injustiçado, outro, o golpeado”, explicou Gabeira, que afastou qualquer semelhança com 1964.

Economia e desenvolvimento tecnológico

Gabeira destacou a gravíssima crise econômica, com queda na produção industrial de 8,7% em 12 meses, e sérios reflexos no Rio de Janeiro também. Ele defendeu a reforma da previdência e corte de custos no setor público. “O estado brasileiro é um gigante ineficaz”, resumiu.

“Devemos aproveitar o momento para buscar um novo caminho. E isso significa isolar e neutralizar o populismo de esquerda e de direita. O populismo não se preocupa com o país, só a continuidade no poder é fundamental. Não dá para pensar em aumentar em 20% a Bolsa Família, em usar as reservas internacionais para estimular o consumo e a produção. Isso nos levaria à bancarrota. No exterior, ouvem isso e pensam ‘é um pais de desesperados, temos que evitá-los”, afirmou o jornalista.

Uma virada internacional que nos aproxime mais dos EUA é um caminho para ajudar o país a crescer e as empresas, a inovar. “A indústria brasileira, as empresas, precisam, desesperadamente, de tecnologia e inovação. Não vamos achar outro caminho. Temos que partir para uma conversa séria com os EUA: ‘estamos com dificuldade e precisamos de vocês em alta escala’”, apontou Gabeira, que criticou a política externa do Brasil, fechada na América Latina. “Estabelecemos relações com Cuba, Bolívia, Venezuela... são relações de amizade, que não expressam nosso interesse. Nossa política externa não é o reflexo de uma politica nacional, mas partidária”, completou.

O debate com os empresários aconteceu na segunda-feira (28/3), durante a reunião dos conselhos de representantes FIRJAN/CIRJ, na sede do Sistema FIRJAN.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
BRAVA Energia anuncia parceria e venda de 50% de infraes...
06/06/25
Negócio
Vallourec finaliza a aquisição da Thermotite do Brasil
06/06/25
Apoio Offshore
CBO fecha 2024 com expansão da frota, avanços em sustent...
06/06/25
Etanol
ORPLANA promove encontros com associações para esclarece...
06/06/25
Firjan
Receitas do petróleo não suportam mais taxas e inseguran...
06/06/25
Gás Natural
TBG reduz tarifas do Gasbol em até 28%
06/06/25
Hidrogênio
Vallourec obtém qualificação de sua solução de armazenam...
06/06/25
Amazônia
FGV Energia e Petrobras firmam parceria para geração de ...
06/06/25
Transição Energética
BNDES, Petrobras e Finep lançam edital para FIP em trans...
05/06/25
Pré-Sal
Shell aumentará participação no projeto operado de Gato ...
05/06/25
Biometano
Grupo de trabalho da ANP conclui estudos sobre regulamen...
05/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Inovação no DNA: Como a Comquality vem revolucionando o ...
04/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 2025...
04/06/25
Oferta Permanente
Edital do leilão da Oferta Permanente e marco do Licenci...
04/06/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 é lançado com foco em inovação e ...
04/06/25
Meio Ambiente
Supergasbras amplia ações que reduzem as emissões de CO₂...
04/06/25
Campos Marginais
Medidas Fiscais com Impacto Desproporcional às Operadora...
04/06/25
Biometano
Gasmig abre chamada pública para aquisição de biometano ...
03/06/25
QAV
GOL e TAP adotam o IATA FuelIS para otimizar o uso de co...
03/06/25
IBP
Posicionamento do IBP sobre receitas extras com petróleo
03/06/25
ANP
Com 3,734 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22