PD&I

Funcap e Cegás lançam edital com investimento de R$ 600 mil em inovação

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/02/2021 19:19
Visualizações: 405

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com a Cegás, lança, nesta quarta-feira (24) edital destinado a incentivar projetos de inovação que ajudem a melhorar o serviço de fornecimento de gás natural no Estado. A previsão de contratação das propostas aprovadas é em junho próximo.

O investimento total, de R$ 600 mil, será distribuído em propostas ligadas às seguintes áreas: Sistema de cadastro e navegação; Monitoramento da dispersão de biometano na rede de distribuição; Otimização do processo de leitura do consumo de clientes; Estudo energético da injeção de hidrogênio nas redes de gás canalizado.

Podem participar do edital empresas e pesquisadores – estes últimos devem ser vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT). O financiamento aos projetos será através da modalidade subvenção econômica (recursos não reembolsáveis).

Os aprovados poderão usar os valores para despesas de custeio (material de consumo, salários, encargos, bolsas, serviços de terceiros, passagens, diárias, conservação e adaptação de imóveis) e despesas de capital (equipamentos). Um dos principais objetivos do edital é que as pesquisas ajudem a construir competências científicas e de inovação, além de incentivar alianças estratégicas para o desenvolvimento, promover disseminação de conhecimento e gerar resultados que tenham potencial para aplicações no mercado.

Publicidade

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13