Empresas

FPSO OSX-3 chega ao Brasil e empresa anuncia novo CEO

Unidade deve começar a produzir ainda este ano.

Redação TN Petróleo
26/08/2013 15:11
FPSO OSX-3 chega ao Brasil e empresa anuncia novo CEO Imagem: FPSO OSX-3 no estaleiro Jurong Visualizações: 2313

 

O FPSO OSX-3 chegou no último sábado ao Rio de Janeiro, concluindo sua viagem que começou no dia 15 de julho em Cingapura. O OSX-3 é a segunda unidade de produção de petróleo a compor a frota da OSX para operação no Brasil. Segundo a empresa, a sua chegada representa o cumprimento dos cronogramas originalmente estabelecidos. A unidade deve começar a produzir ainda este ano. 
A chegada do FPSO OSX-3 reforça a estratégia da OSX de priorização dos projetos geradores de caixa das unidades de Leasing e Serviços da Companhia.
Além disso, a empresa anunciou a eleição de Marcelo Luiz Maia Gomes para o cargo de Diretor Presidente (CEO), no lugar de Carlos Eduardo Sardenberg Bellot, que por enquanto pediu seu desligamento da Companhia. Marcelo Gomes atuou como Diretor Geral da Alvarez & Marsal Brasil, onde vem liderando a assessoria prestada à OSX Construção Naval S.A. em negociações com fornecedores e stakeholders em razão do faseamento da obra de construção da UCN Açu. 
Com mais de 25 anos de ativa experiência em reestruturações empresariais, o novo Diretor Presidente da OSX é especializado em diagnósticos de negócios, gestão e desenvolvimento de estratégia financeira. É formado em Administração de Empresas e Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro, com especialização em Finanças.
Segundo nota divulgada pela companhia, essa substituição faz parte da atual gestão da OSX, sucedendo a primeira etapa técnica de implantação de projetos, com a atual etapa já iniciada de priorização de disciplina financeira, otimização de ativos, diálogos com parceiros de negócios e análise de oportunidades. Ainda de acordo com a empresa, a nova liderança dará continuidade aos diálogos iniciados com os parceiros de negócios, em linha com o objetivo de geração de valor aos acionistas.

O FPSO OSX-3 chegou no último sábado (24) ao Rio de Janeiro, concluindo sua viagem que começou no dia 15 de julho em Cingapura. A unidade é a segunda a compor a frota da OSX para operação no Brasil, e deve começar a produzir ainda este ano.

 

“O FPSO OSX-3 é a segunda unidade de produção, armazenamento e transferência de petróleo a compor a nossa frota para operação no Brasil, e sua chegada representa mais um importante marco para a empresa. Neste momento está sendo executada a instalação prévia do sistema de ancoragem na locação por embarcações de apoio especializadas. Uma vez cumpridos os procedimentos de admissão da embarcação pelas autoridades brasileiras, o próximo passo será a conexão do FPSO com seu sistema de ancoragem”, informou Marcelo Gomes, diretor-presidente da OSX.

 

A nova unidade da OSX será utilizada na produção de petróleo do campo de Tubarão Martelo, que será operado pela OGX, tendo como sócia a empresa malaia Petronas. O campo já conta com seis poços produtores perfurados, sendo o segundo campo offshore da OGX a entrar em produção na Bacia de Campos. 

 

Conheça detalhes sobre o FPSO OSX-3:

 

Segunda unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo da frota da OSX.

Foi convertido e integrado no estaleiro Jurong, em Cingapura, onde foi realizada a cerimônia de batismo em maio deste ano.

Foram construídos 16 módulos totalmente novos de até 1.480 toneladas cada, num trabalho que consumiu aproximadamente 12 milhões de homens hora.

Entrará em operação na Bacia de Campos, no campo de Tubarão Martelo.

Serão lançados 635 quilômetros de cabos elétricos.

São monitorados pelo sistema de automação mais de 10.000 pontos do navio, e a capacidade de geração instalada, de 85 megawatts, é suficiente para suprir uma cidade média de 100.000 habitantes.

Capacidade de produção de até 100.000 barris de óleo por dia, e de estocagem de até 1.300.000 barris.

Turret externo. 

 

Novo CEO

 

A empresa anunciou a eleição de Marcelo Luiz Maia Gomes para o cargo de diretor presidente (CEO), no lugar de Carlos Eduardo Sardenberg Bellot, que se desligou da companhia.

 

Gomes atuou como diretor Geral da Alvarez & Marsal Brasil, onde vem liderando a assessoria prestada à OSX Construção Naval S.A. em negociações com fornecedores e stakeholders em razão do faseamento da obra de construção da UCN Açu.

 

Com mais de 25 anos de ativa experiência em reestruturações empresariais, o novo diretor presidente da OSX é especializado em diagnósticos de negócios, gestão e desenvolvimento de estratégia financeira. É formado em Administração de Empresas e Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro, com especialização em Finanças.

 

Segundo nota divulgada pela companhia, essa substituição faz parte da atual gestão da OSX, sucedendo a primeira etapa técnica de implantação de projetos, com a atual etapa já iniciada de priorização de disciplina financeira, otimização de ativos, diálogos com parceiros de negócios e análise de oportunidades.

 

"A nova liderança dará continuidade aos diálogos iniciados com os parceiros de negócios, em linha com o objetivo de geração de valor aos acionistas", diz o comunicado da OSX.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.