Pré-Sal

FPSO Guanabara MV31 da MODEC lidera a produção de óleo e gás, de acordo com o ranking da ANP

A produção de petróleo no Brasil aumenta em maio comparado a abril.

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/07/2024 12:27
FPSO Guanabara MV31 da MODEC lidera a produção de óleo e gás, de acordo com o ranking da ANP Imagem: Divulgação Visualizações: 3569

O FPSO Guanabara MV31, operado pela MODEC, se destacou como o principal produtor de óleo e gás em maio, conforme revelado pelo boletim da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Localizada na jazida compartilhada de Mero, a instalação produziu 179.546 bbl/d de petróleo e 11,68 milhões de m³/d de gás. Este é o quarto mês em cinco que a unidade lidera a produção no Brasil. Além disso, a unidade foi a maior produtora por oito meses seguidos em 2023. Este desempenho contribuiu para o aumento da produção de petróleo no país. Os FPSOs Carioca MV30 e Almirante Barroso MV32 também ficaram no top 5 de maiores produtores, em terceiro e quinto lugar, respectivamente, nesse último mês de maio.

Ainda segundo a ANP, a produção total (petróleo + gás natural) brasileira atingiu 4,234 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) nesse mês de maio. Em relação ao petróleo, foram extraídos 3,318 milhões de barris por dia (bbl/d), um crescimento de 3,9% em comparação com o mês anterior e de 3,6% em relação ao mesmo mês de 2023. A produção de gás natural em maio foi de 145,63 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), um aumento de 6,6% em relação a abril de 2024 e de 0,8% em comparação com maio de 2023.

O campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, registrando 755,46 mil bbl/d de petróleo e 37,01 milhões de m³/d de gás natural. Neste campo, a MODEC opera outros dois FPSOs: o Angra dos Reis MV22 e o Cidade de Itaguaí MV26.

Sobre a MODEC - A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 50 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de Petróleo e Gás e possui outras três unidades em construção para o país. São mais de 3,2 mil empregados atuando no Brasil. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.