Navio-plataforma

FPSO Cidade do Rio de Janeiro está fundeado na Baía de Guanabara

Está fundeado na Baía de Guanabara, onde chegou nesta segunda-feira (4/12), pela manhã, um novo navio-plataforma da Petrobras com capacidade para produzir até 100 mil barris de petróleo por dia. Trata-se do FPSO Cidade do Rio de Janeiro, que ainda este mês será instalado no Campo de Espada

Petrobras
04/12/2006 02:00
Visualizações: 550

O  Cidade do Rio de Janeiro é  um  navio-plataforma do tipo FPSO (sistema  flutuante  de  produção, armazenamento e transferência de óleo) com  aproximadamente  320  metros de comprimento, 54 metros de boca e 30 metros de altura. A unidade terá capacidade para processar, também, 2 milhões e 500  mil  m³ de  gás/dia, e estocar 1 milhão e 600 mil barris de óleo.

 Ele será instalado em lâmina d´água de 1.350 metros e ficará conectado a nove poços submarinos, dos quais cinco produtores de óleo e gás, e quatro injetores de água. O  sistema de produção completo do  FPSO Cidade do Rio de Janeiro possui várias inovações tecnológicas. Entre elas, o S-BCSS, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Petrobras  (Cenpes), que utiliza um inédito método de bombeamento centrífugo submerso de petróleo para os poços produtores, e que será instalado no fundo do mar.

Essa  tecnologia reduzirá custos operacionais, facilitará a intervenção remota  nos poços conectados e dispensará o uso de sondas de completação, um dos equipamentos de aluguel mais caro no  mercado internacional.  A previsão é de que a nova unidade comece a operar no início de 2007.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13