Offshore

FPSO Cidade de Saquarema chega ao Brasil


21/12/2015 11:09
FPSO Cidade de Saquarema chega ao Brasil Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 740

Chega ao Brasil mais uma das unidades de produção que serão instaladas no polo pré-sal da Bacia de Santos. O FPSO Cidade de Saquarema atracou hoje (20/12), no estaleiro Brasa, em Niterói (RJ). Responsável pela produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás, o navio-plataforma será ancorado em profundidade de água de 2.200 metros e está programado para começar a operar no campo de Lula (área de Lula Central), no primeiro semestre de 2016.

Convertida a partir de um navio petroleiro VLCC (Very Large Crude Carrier) no estaleiro CXG (China), a nova plataforma terá capacidade para processar até 150 mil barris por dia (bpd) de petróleo, comprimir diariamente 6 milhões de m³ de gás e armazenar até 1,6 milhão de barris de petróleo 

No estaleiro Brasa, que foi responsável pela fabricação de seis módulos do FPSO, será feita a conclusão das operações de içamento e integração de módulos da planta de processamento.

O consórcio que detém a concessão do campo de Lula, no bloco BM-S-11, é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil (25%) e a Petrogal Brasil (10%).

 

Dados do FPSO Cidade de Saquarema

· Processamento de petróleo: 150 mil barris/dia;

· Tratamento e compressão de gás: 6 milhões m³/dia;

· Tratamento de água de injeção: 200 mil barris/dia;

· Capacidade de armazenamento: 1,6 milhão de barris de óleo;

· Profundidade de água: 2.200 metros;

· Comprimento Total: 346,5 metros;

· Boca: 58,0 metros;

· Pontal (altura): 32,6 metros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13