Bacia de Santos

FPSO Cidade de Itajaí completa nove anos de operação e alcança marca expressiva de produção

A marca conquistada desde a assinatura do contrato com a Karoon reforça o histórico de sucesso da Altera&Ocyan, proprietária do ativo

Redação TN Petróleo/Assessoria
21/02/2022 15:26
FPSO Cidade de Itajaí completa nove anos de operação e alcança marca expressiva de produção Imagem: Divulgação Visualizações: 6380

O FPSO Cidade de Itajaí (CDI), que completa nove anos de operação em fevereiro, alcançou a marca de 1 milhão de m³ de petróleo produzidos no Campo de Baúna, na Bacia de Santos, desde a assinatura dos contratos de serviços e de afretamento com a australiana Karoon, em novembro de 2020. A unidade operada pela joint-venture Altera&Ocyan (parceria entre a Ocyan e a Altera Infrastructure) apresenta índices de performance que reforçam o seu sucesso.

"Alcançar esta produção é um grande orgulho para nós, mas mais importante que isso, é termos feito isso com foco na segurança, manutenção do ativo e atendimento às expectativas do nosso novo cliente. O FPSO Cidade de Itajaí é parte importante da nossa história, não apenas por seu desempenho e conquistas ao longo desses nove anos, mas por ter sido a primeira embarcação a ser operada pela Altera&Ocyan", destaca Bárbara Figueira, engenheira de operações do Cidade de Itajaí.

"São grandes os desafios de operar um campo maduro. Com grande foco na manutenção e integridade do ativo, a Karoon nesses primeiros 15 meses de operação priorizou a segurança nas operações e integridade da planta de processo em parceria com a A&O. Os próximos meses serão marcos importantes para o projeto, com significativo incremento de produção devido à campanha de intervenção nos poços e interligação da acumulação de Patola" avalia Silvia Latorre, Gerente de Operações da Karoon. 

"O FPSO se destaca por um excepcional desempenho de uptime (índice de eficiência) operacional desde o início da operação, em 2013. No último semestre, por exemplo, o ativo apresentou uptime operacional de 99%", relembra Thiago Rinaldi, gerente de operações do Cidade de Itajaí.

FPSO Cidade de Itajaí

Construído no estaleiro Jurong, em Singapura, o FPSO Cidade de Itajaí chegou ao Brasil em 29 de dezembro de 2012 e o início de sua operação ocorreu em 16 de fevereiro de 2013. Deste então, acumula mais de 18 milhões de m3 de petróleo produzidos, o equivalente a cerca de 116 milhões de barris.

A embarcação é capaz de atuar em lâmina d'água de até 1.000 metros de profundidade, tem capacidade para produzir 80 mil barris de petróleo diários e comprimir 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Atualmente, conta com um total de 105 integrantes offshore, dentre brasileiros e expatriados, e com o POB de aproximadamente 70 pessoas.

O Cidade de Itajaí é a primeira unidade de produção operada pela Altera&Ocyan, que conta também com o FPSO Pioneiro de Libra, locado no Campo de Mero e operado pela Petrobras, no Bloco de Libra, maior reserva do pré-sal brasileiro.

O FPSO cidade de Itajaí possui contrato firme até 2026. Considerando os investimentos que estão sendo feitos pela Karoon, com o objetivo de elevar a produção, a A&O já vislumbra a possibilidade desta parceria ir além de 2027.

Sobre Altera Infrastructure

Altera Infrastructure é líder global em serviços de infraestrutura de energia focada principalmente na propriedade e operação de ativos de infraestrutura crítica em regiões de petróleo offshore do Mar do Norte, Brasil e Costa Leste do Canadá. A Altera Infrastructure consolidou ativos de aproximadamente US$ 3,9 bilhões, compreendendo mais de 40 ativos offshore, incluindo unidades flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO), navios-tanque (incluindo uma nova construção), unidades flutuantes de armazenamento e descarga (FSO), unidades de longa distância rebocadores e unidades de instalação offshore e uma unidade de manutenção e segurança (UMS).

A maior parte da frota da Altera Infrastructure é empregada em contratos estáveis ​​de médio prazo. As afiliadas da gestora global de ativos Brookfield Business Partners L.P. (NYSE: BBU) (TSX: BBU.UN) possuem 100% do sócio geral da Altera Infrastructure. As unidades preferenciais da Altera Infrastructure L.P. são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob os símbolos "ALIN PR A", "ALIN PR B" e "ALIN PR E", respectivamente.

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. A companhia encoraja também a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Fazem parte da frota da empresa atualmente cinco unidades de perfuração e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading). A Ocyan desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações: www.ocyan-sa.com.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.