Redação TN Petróleo/Assessoria
Furos no casco do navio-plataforma FPSO Cidade de Anchieta causaram vazamento de óleo e as atividades na embarcação foram interrompidas desde 22 de janeiro de deste ano. O FPSO retomou a produção com segurança após a inspeção, reparo e certificação de 4 tanques em acordo com a Petrobras e aprovado pela Classe e pelas autoridades locais. Conforme anunciado em 10 de novembro de 2022, obras de reparo em os tanques restantes continuarão pelo menos até o final do próximo ano, divulga a SBM.
Sobre a plataforma
O FPSO Cidade de Anchieta afretado para Petrobras, operado pela SBM está localizado no campo de Baleia Azul, localizado a cerca de 80 quilômetros da costa capixaba, no litoral do município de Anchieta (ES), e opera exclusivamente em poços do pré-sal.
A capacidade operacional máxima instalada no FPSO Cidade de Anchieta é de 100 mil bpd e 3,5 milhões m3 gás. Sua produção ocorre numa profundidade de lâmina d’água de aproximadamente 1270 metros e teve início no ano de 2012. Além do campo de Baleia Azul, o FPSO Cidade de Anchieta também produz óleo e gás no campo de Jubarte e Pirambu, também localizados a aproximadamente 80 quilômetros do litoral.
Fale Conosco
21