Pré-Sal

FPSO Almirante Tamandaré deixa estaleiro na China rumo ao Brasil

Navio-plataforma será a primeira unidade de produção de alta capacidade a ser instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
01/08/2024 06:53
FPSO Almirante Tamandaré deixa estaleiro na China rumo ao Brasil Imagem: Roberto Farias/Petrobras Visualizações: 2132

Em março deste ano, a Petrobras alcançou a produção acumulada de 1 bilhão de barris de óleo em Búzios, com a soma do realizado por cinco unidades em operação no campo: os FPSOs P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso. O consórcio de Búzios, atuante no campo, é composto por Petrobras (operadora), as empresas parceiras chinesas CNOOC, CNODC e a PPSA, empresa gestora dos contratos de partilha da produção.

 

O FPSO Almirante Tamandaré possui tecnologias para a descarbonização como, por exemplo, o flare fechado, que em conjunto com outros equipamentos, reduz a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Há também tecnologia para aproveitamento de calor que descarta a necessidade de energia adicional para a unidade, além de equipamentos para a remoção de CO2 do gás e sua posterior injeção no reservatório.
 
“O FPSO Almirante Tamandaré será um recurso fundamental para a evolução da produção do campo de Búzios, já com números muito positivos. Destaco também as tecnologias dessa plataforma, voltadas à descarbonização da produção, um dos principais objetivos da Petrobras, em todas as suas operações”, declarou Renata Baruzzi (foto), diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.