Hidreletricidade

Foz do Chapecó obtém licença de operação e inicia enchimento do seu reservatório

A Licença de Operação (LO) que permite o funcionamento da usina hidrelétrica Foz do Chapecó foi emitida na noite da última quarta-feira (25), após cassação da liminar que impedia a liberação desse documento. Imediatamente foram iniciadas as operações para o fechamento das adufas, proced

Redação
30/08/2010 09:28
Visualizações: 408
A Licença de Operação (LO) que permite o funcionamento da usina hidrelétrica Foz do Chapecó foi emitida na noite da última quarta-feira (25), após cassação da liminar que impedia a liberação desse documento. Imediatamente foram iniciadas as operações para o fechamento das adufas, procedimento que durou das 21h até as 04h00 da manhã da última quinta-feira (26). Com a Licença de Operação em mãos, foi iniciado o enchimento do reservatório, que deve se estender pelos próximos 15 dias, segundo simulações feitas levando-se em conta o histórico da vazão média do rio Uruguai. A previsão é que a operação comercial da hidrelétrica ocorra até o final do mês de setembro deste ano.


A Licença de Operação deveria ter sido concedida há dois meses, mas uma liminar da Justiça Federal impediu que ela fosse emitida. O  IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente já havia realizado inspeções e vistorias finais na área do reservatório, condição obrigatória para a concessão da licença, entre os dias 7 e 12 de junho e posteriormente entre os dias 21 e 24 do mesmo mês.


Foz do Chapecó é uma das hidrelétricas incluídas no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) lançado pelo governo Federal e está localizada no rio Uruguai, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na região sudoeste de Santa Catarina, ocupando áreas entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS). Serão 855 MW de potência instalada distribuídos em 4 turbinas Francis. Quando estiver operando plenamente, a usina gerará energia elétrica suficiente para atender a 25% do consumo de energia de Santa Catarina ou a 18% do consumo do Rio Grande do Sul. Sua capacidade seria suficiente também para atender o consumo residencial de uma cidade de mais de 5 milhões de habitantes.
 
 
São investidores de Foz do Chapecó: CPFL Geração com 51%, Furnas 40% e CEEE com 9% do empreendimento. O investimento total é de R$ 2,6 bilhões.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23