Redação TN Petróleo/Assessoria
O Sebrae realiza no próximo dia 25 de novembro o Fórum Sebrae de Inovação, que acontecerá dentro da programação da 30ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O tema da Conferência é Ambientes de Inovação 4.0: Desafios e Oportunidades na Nova Dinâmica Global. É o principal evento dos ambientes de inovação na América Latina. A iniciativa tem em seu histórico 40 países participantes, 15 mil conferencistas e 15 cidades sede. A edição 2020 acontece 100% online. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
O Fórum Sebrae de Inovação terá início às 13h30, com transmissão pelo Youtube. A programação está focada em duas iniciativas do Sebrae de fomento à inovação. No primeiro momento será apresentado o programa Catalisa de inovação aberta do Sebrae e lançado o edital do Catalisa ICT, jornada de aceleração que vai oferecer para pesquisadores uma intensa capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial. Também haverá painéis com pesquisadores empreendedores, além de casos de sucesso entre grandes corporações e startups.
No segundo momento do Fórum Sebrae de Inovação, a partir das 16h30, será apresentado o programa Ecossistemas Locais de Inovação (ELI). A iniciativa foi criada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação CERTI, e aborda uma metodologia de mapeamento, análise e intervenção em ecossistemas de inovação. Seu foco é dinamizar municípios ou microrregiões geográficas para promover o desenvolvimento local, a partir da ótica da inovação. Por fim, haverá um painel com debate em torno do tema “Como os ambientes podem dinamizar os ecossistemas de inovação”.
Para o analista de inovação do Sebrae, Krishna Faria, a Conferência da Anprotec e o Fórum Sebrae de Inovação acontecem em um momento acertado para se discutir o papel da tecnologia para impulsionar o desenvolvimento social. "O momento de pandemia, no qual estamos vivendo, reforça a importância da ciência e da tecnologia como vetores essenciais para a promoção do bem-estar social. A inovação e, sobretudo, o papel das instituições que trabalham com inovação ganha força nesse contexto atual. Precisamos ampliar esse debate e trazer mais luz para essa agenda".
Fale Conosco
21