Evento

Fórum discute temas que impactam competitividade do setor minerometalúrgico

O Fórum faz parte da programação do 66º Congresso ABM que acontecerá de 18 a 22 de julho, reunindo lideranças empresariais da mineração, siderurgia e do segmento de não-ferrosos, no Brasil e no exterior, profissionais da indústria, especialistas das universidades e centros de pesquisa, con

Redação
18/07/2011 11:36
Visualizações: 569

Inovação, logística e recursos humanos serão os assuntos principais do Fórum de Líderes, que a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realizará terça-feira, 19, das 16h às 20h, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O Fórum faz parte da programação do 66º Congresso ABM que acontecerá de 18 a 22 de julho, reunindo lideranças empresariais da mineração, siderurgia e do segmento de não-ferrosos, no Brasil e no exterior.

 

No evento, executivos da indústria e de instituições ligadas ao setor apresentarão sua visão sobre os temas e participarão dos debates estimulados pelos congressistas e pelo moderador, José Armando de Figueiredo Campos, presidente do Conselho da ArcelorMittal Brasil.

 
A par dos indispensáveis investimentos em inovação, o Brasil só conseguirá crescer de forma sustentável se conseguir superar as deficiências educacionais de sua população e os gargalos na infraestrutura e logística de transportes, segundo Campos.

Frente a esse cenário, os debates deverão contribuir para fortalecer a estratégia das empresas ao apontar caminhos que possam reduzir o peso das ineficiências externas e, assim, estabelecer um ambiente de negócios mais estimulante ao investimento em inovação.

Palestrante-âncora

Focado nos desafios da competitividade em nível nacional e internacional, o Fórum de Líderes terá como palestrante-âncora, Deborah Wince-Smith, presidenta do Council on Competitiveness (EUA), que discorrerá sobre o tema ‘Competitividade no Século 21: novas realidades globais’.

Nos últimos 25 anos, os desafios decorrentes da globalização, que mudaram o cenário econômico mundial, foram acompanhados de perto pelo conselho de competitividade dos EUA que, desde sua fundação, em 1986, convocou os principais líderes do país a visualizar soluções e desenvolver iniciativas para incentivar o governo e as empresas a agir em prol da competitividade.

Essas ações envolveram questões relacionadas a tecnologia, inovação, energia, manufatura, capacitação da força de trabalho, ambiente de negócios e a colaboração global.

“Reconhecendo o atual momento de transição na ordem do mundo da produção, e que os Estados Unidos não podem competir com baixos salários ou produtos e serviços padronizados, o Conselho está focado em estratégias para turbinar a inovação. Isso permitirá que as organizações americanas possam prosperar, além de assegurar que mais cidadãos participem das iniciativas empresariais e de uma economia baseada na inovação”, adianta ela.

Para falar sobre logística, participam José Carlos Martins, diretor-executivo da Vale e Bernardo Figueiredo, presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Recorrente, o tema preocupa as empresas do setor, grandes clientes da infraestrutura logística do país. Com vários projetos de expansão em andamento, as organizações buscam soluções para enfrentar as deficiências sistêmicas externas e escoar seus produtos.

O tema Inovação será abordado por Glauco Arbix, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep. Imprescindível para assegurar a perenidade das empresas, a inovação é hoje prioridade no meio corporativo, tanto que os investimentos em melhorias de processos e produtos deverão crescer 16,6% neste ano em relação a 2010, passando de R$ 17,4 bilhões para R$ 20,3 bilhões, de acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A formação de pessoas, outro desafio a ser superado para que o Brasil possa alçar melhores posições no ranking das economias mundiais, será abordado por Nival Nunes de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia - Abenge.

Ao final dos debates, Evando Mirra de Paula e Silva, diretor da Academia Brasileira de Ciências e representante do CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos fará o encerramento com as conclusões do Fórum, que deverá se transformar em uma agenda de reivindicação concreta do setor produtivo para estimular sua competitividade.

Serviço:

66º Congresso ABM
Centro de Convenções Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Data: terça-feira, 19
Hora: das 16 às 20h
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23