Evento

Fórum Brasil África abordará energias renováveis e o desenvolvimento africano

O evento acontece de 9 a 11 de maio a Universidade de Fortaleza (Unifor) e no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE). O fórum reunirá o setor sustentável e de energias renováveis para discutir a importância e a viabilidade da adoção de parcerias e ações que sejam eficientes para mudar o pan

Redação
30/04/2012 15:29
Visualizações: 452
O Fórum Brasil África, evento que acontece de 9 a 11 de maio a Universidade de Fortaleza (Unifor) e no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE), reunirá o setor sustentável e de energias renováveis para discutir a importância e a viabilidade da adoção de parcerias e ações que sejam eficientes para mudar o panorama africano e motivar investimentos que auxiliem a melhor utilização de seu potencial em recursos naturais.

Entre os palestrantes estão Oluyede Clifford AJAYI (Nigéria), diretor do World Agroforestry Centre, Vitor Hugo de Oliveira (Brasil), chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Lúcia Helena Monteiro Souza (Brasil), presidente do Comitê de Financiamento e Garantia às Exportações (MDIC).

Atualmente, a principal fonte de energia africana é a termoelétrica, obtida através da queima de óleo diesel, porém, como essa fonte é cara é finita, limita a alimentação de energia do continente. Alguns países já começaram a introduzir meios sustentáveis de produção, como Quênia e Zimbábue, atuantes em ações renováveis com energia solar e eólica, mas a parcela de energia produzida é muito pequena em relação à consumida.


Expertise brasileira

O Brasil é referencia no que diz respeito ao uso de energias renováveis e biocombustíveis. Segundo dados do Boletim de Economia e Política Internacional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 46% da energia consumida no país são geradas por fontes alternativas. Em outros países, esse número chega a apenas 13%.

Os números alcançados refletem a produção energética por hidrelétricas, complementadas pelo uso da cana-de-açúcar para fabricação do etanol, que representa hoje mais de 90% do fornecimento mundial de biocombustíveis líquidos. Com sua expertise de respaldo internacional, os investidores brasileiros buscam incentivar os parceiros africanos ao uso de energias limpas, e mais do que isso, o estímulo foca no desenvolvimento sustentável do continente.

"Esta relação entre Brasil e África merece toda nossa atenção. As perspectivas e debates que o Fórum Brasil África levantará destacarão ganhos para os dois lados e a posição do Brasil neste contexto possibilita tanto para governos, quanto para o setor privado, poder ampliar sua visão para ganhos e expansões expressivas especialmente para a região Nordeste", atenta o coordenador do evento, João Bosco Monte.


Serviço

Fórum Brasil África
Data: dias 9, 10 e 11 de maio
Local: Primeiro dia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e os demais no Hotel Gran Marquise, localizado na Avenida Beira-Mar (Fortaleza-CE)
O evento tem promoção da Unifor, Universidade de Fortaleza, e conta com o patrocínio do BNDS, Prefeitura de Fortaleza e do Banco do Nordeste
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.