OTC Brasil 2015

FMC Technologies, Subsea 7 e Antonio Capeleiro Pinto são homenageados na OTC Brasil

Prêmios tradicionais da indústria foram entregues pela 1ª vez no Brasil

Redação/Assessoria
29/10/2015 14:50
FMC Technologies, Subsea 7 e Antonio Capeleiro Pinto são homenageados na OTC Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 238

 

Pela primeira vez, a OTC Brasil 2015, um dos eventos da indústria de petróleo e gás offshore mais importantes do mundo, realizou a entrega de duas tradicionais premiações da indústria, o Distinguished Achievement Award e o Spotlight Award. Com o tema "O Atlântico: de leste a oeste - Um Oceano de Inovação", o evento acontece até esta quinta-feira, 29 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

 

Após o almoço-palestra desta quarta-feira, segundo dia do evento, o presidente do Comitê Consultivo da OTC Brasil, João Carlos de Luca, entregou o prêmio individual do Distinguished Achievement Award para o engenheiro Antonio Capeleiro Pinto, da Petrobras. "Na minha vida acadêmica, o Brasil me deu tudo. Eu estudei em excelentes escolas públicas. Na minha vida profissional, a Petrobras também me deu todas as oportunidades para desenvolver uma carreira de sucesso. Portanto, agradeço a ambos", disse Antonio Pinto ao receber o prêmio.

 

O Distinguished Achievement Award para Companhias foi entregue à Subsea 7, pelo projeto Buoy Supporting Risers (BSR). O prêmio foi recebido pelo vice-presidente da empresa, Vitor Bomfim. "Este foi sem dúvida o projeto mais intenso da empresa realizado no Brasil. Mas não é uma coincidência que a empresa recebeu este prêmio. Temos décadas de investimentos em engenharia submarina", declarou.

 

Na parte da tarde, o presidente da OTC, Joe Fowler, entregou o Spotlight on New Technologies Award para a FMC Technologies, pelo projeto Ligas com Memória de Formato para Equipamentos Submarinos, uma tecnologia inovadora para substituir processos de soldagem. "Este prêmio, no mesmo formato do prêmio concedido na OTC nos EUA, também é um destaque na OTC Brasil porque só é possível produzir inovação graças a pessoas e empresas que se reúnem em meio a numerosos desafios para desenvolver ferramentas, equipamentos, processos e procedimentos que permitem que a nossa indústria avance ", disse.

 

O vice-presidente de Engenharia e Tecnologias da FMC, Paulo Couto, recebeu o prêmio e fez uma demonstração da tecnologia vencedora e de sua capacidade de se lembrar de forma material. "É uma tecnologia utilizada muitas vezes em outros setores, como o automotivo, mas é a sua primeira aplicação na indústria do petróleo e gás", disse

 

Outro destaque do dia foi o almoço-palestra, em que a diretora de E&P da Petrobras, Solange da Silva Guedes, apresentou uma visão geral das realizações do pré-sal. "O pré-sal é uma das maiores e mais novas áreas de conhecimento do setor, que conseguiu gerar valor em menos de 10 anos", destacou.

 

O presidente do IBP, Jorge Camargo, e a gerente-executiva de Libra, Anelise Lara, da Petrobras, participaram do “Professional Societies Leadership Summit”, durante o qual os líderes técnicos das mais importantes associações de profissionais internacionais e brasileiras participaram de um painel interativo sobre o papel destas sociedades na integração multidisciplinar. Outro destaque desta quarta-feira foi o programa Profissional do Futuro, com a participação de mais de 700 estudantes universitários em duas sessões de debates.

 

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, Anelise Lara vai fazer uma apresentação sobre Libra e a Próxima Geração dos Projetos do Pré-sal, a nova fronteira exploratória brasileira. Pouco antes, no último almoço-palestra do evento, o vice-presidente para Alianças Estratégicas E&P da Pemex, Lucias Macias Chapa, irá abordar as oportunidades no setor mexicano após a recente abertura do mercado. As perspectivas para os preços do petróleo no cenário global também serão discutidas no outro almoço-palestra do dia, com apresentação do vice-presidente da consultoria IHS, Atul Arya.

 

A exposição da OTC Brasil 2015 tem mais de 160 empresas e organizações, de 16 países, apresentando novos produtos e serviços tecnológicos. A Malásia é um destes e está participando pela primeira vez da OTC Brasil, com 10 empresas. "Nosso objetivo na OTC Brasil é olhar para o mercado brasileiro, pois, com certeza existem oportunidades de transferência de tecnologia e para fazer negócios com empresas locais, uma vez que a Malásia também enfrenta desafios em operações em águas profundas", disse Akar Bakur,dDiretor de Óleo e Gás para a Matrade, agência de promoção comercial deste país, que sedia no ano que vem a OTC Ásia.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.