Encontro

FMC Technologies se reúne com 18 potenciais fornecedores

Workshop do Platec foi promovido pela Onip.

Redação TN/ Ascom Onip
10/03/2014 14:36
Visualizações: 1418

 

FMC Technologies se reúne com 18 potenciais fornecedores durante o workshop Platec, promovido pela ONIP
 
 
A ONIP realizou, no final de fevereiro, a primeira edição do Workshop Tecnológico Platec 2014 (Plataformas Tecnológicas) na nova versão, cujo piloto foi apresentado no final do ano passado. Neste encontro, a ONIP reuniu 18 potenciais fornecedores para atendimento às demandas da empresa âncora FMC Technologies do Brasil. Na nova versão, o Platec atenderá demandas específicas das empresas e estará focado na área de equipamentos submarinos de alta tecnologia (subsea). No total, 12 projetos foram identificados. 
Na versão 2014/2015 do Platec, o objetivo da ONIP é apresentar a demanda selecionada pela empresa âncora, identificar projetos inovadores e de alta tecnologia e potenciais fornecedores, como informou o superintendente da ONIP, Luis Mendonça. O vice-presidente da Firjan, Raul Sanson, destacou que o Brasil é o maior mercado mundial em subsea e com a realização do Platec, a ONIP está gerando novas oportunidades para os fornecedores e identificando tecnologias para suportar o desenvolvimento, especialmente do Rio de Janeiro, que é um dos principias centros de óleo e gás do país. 
Os projetos de inovação a serem desenvolvidos poderão contar com financiamento da Finep. O chefe de produtos Financeiros Descentralizados, Marcello Camargo, apresentou duas linhas de crédito voltadas para micro e pequenas empresas, a Tecnova e o Inovacred, que podem financiar projetos de até 10 milhões com até 90% deste valor financiado. 
 
O PLATEC teve a participação da FMC Technologies do Brasil
A FMC Technologies é uma empresa com atuação global voltada principalmente para fornecimento de sistemas submarinos de produção de petróleo e gás. Presente no Brasil há mais de 50 anos, possui centro de tecnologia e fábricas no Rio de Janeiro e tem participado ativamente no fornecimento de equipamentos e sistemas submarinos para os campos da Petrobras, Chevron e Shell. O diretor comercial da FMC Technologies do Brasil, José Mauro Ferreira, apresentou a empresa e elogiou a iniciativa da ONIP em selecionar e reunir fornecedores promovendo este encontro. “É uma ótima oportunidade para identificar potenciais fornecedores e apresentar os padrões de fornecimento que buscamos”, disse. O gerente de Categorias da FMC Technologies, Igor Barinov, fez uma apresentação de dois equipamentos que compõem a Árvore de Natal Submarina (equipamento instalado sobre o poço de petróleo), identificando os produtos e serviços com potencial de fornecimento pela cadeia de sub-fornedores. Nesta oportunidade destacou o processo de qualificação e requisitos necessários para se tornar um fornecedor da FMC Technologies, entre elas, a excelência na segurança, a gestão integrada de qualidade, a capacidade técnica e de produção, o custo competitivo e o prazo. A partir desta apresentação, os fornecedores se identificaram e foram cadastrados pela empresa para possíveis parcerias. 
 Sobre o Platec
O Programa Plataformas Tecnológicas para a Indústria de Petróleo e Gás é uma ação conjunta da ONIP e IBP, financiado pela Finep com recursos do CT-Petro. Foi estruturado para promover o atendimento às demandas por inovação tecnológica da indústria de petróleo, gás e naval e busca identificar fornecedores nacionais com potencial para a nacionalização de bens e serviços de alta tecnologia. Desde 2012, a ONIP já analisou 1,2 mil itens com potencial para fabricação no Brasil durante os workshops. Nesse período, 1.420 empresas e instituições participaram dos eventos organizados em todo o país. 
O Platec faz parte do conjunto de projetos do programa de desenvolvimento de fornecedores da ONIP – MultiFor.A ONIP realizou, no final de fevereiro, a primeira edição do Workshop Tecnológico Platec 2014 (Plataformas Tecnológicas) na nova versão, cujo piloto foi apresentado no final do ano passado. Neste encontro, a ONIP reuniu 18 potenciais fornecedores para atendimento às demandas da empresa âncora FMC Technologies do Brasil. Na nova versão, o Platec atenderá demandas específicas das empresas e estará focado na área de equipamentos submarinos de alta tecnologia (subsea). No total, 12 projetos foram identificados. 

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) realizou, no final de fevereiro, a primeira edição do Workshop Tecnológico Platec 2014 (Plataformas Tecnológicas) na nova versão, cujo piloto foi apresentado no final do ano passado. Neste encontro, a Onip reuniu 18 potenciais fornecedores para atendimento às demandas da empresa âncora FMC Technologies do Brasil. Na nova versão, o Platec atenderá demandas específicas das empresas e estará focado na área de equipamentos submarinos de alta tecnologia (subsea). No total, 12 projetos foram identificados. 

Na versão 2014/2015 do Platec, o objetivo da Onip é apresentar a demanda selecionada pela empresa âncora, identificar projetos inovadores e de alta tecnologia e potenciais fornecedores, como informou o superintendente da Onip, Luis Mendonça. O vice-presidente da Firjan, Raul Sanson, destacou que o Brasil é o maior mercado mundial em subsea e com a realização do Platec, a Onip está gerando novas oportunidades para os fornecedores e identificando tecnologias para suportar o desenvolvimento, especialmente do Rio de Janeiro, que é um dos principias centros de óleo e gás do país.

Os projetos de inovação a serem desenvolvidos poderão contar com financiamento da Finep. O chefe de produtos Financeiros Descentralizados, Marcello Camargo, apresentou duas linhas de crédito voltadas para micro e pequenas empresas, a Tecnova e o Inovacred, que podem financiar projetos de até 10 milhões com até 90% deste valor financiado. 

A FMC Technologies é uma empresa com atuação global voltada principalmente para fornecimento de sistemas submarinos de produção de petróleo e gás. Presente no Brasil há mais de 50 anos, possui centro de tecnologia e fábricas no Rio de Janeiro e tem participado ativamente no fornecimento de equipamentos e sistemas submarinos para os campos da Petrobras, Chevron e Shell. O diretor comercial da FMC Technologies do Brasil, José Mauro Ferreira, apresentou a empresa e elogiou a iniciativa da ONIP em selecionar e reunir fornecedores promovendo este encontro.

“É uma ótima oportunidade para identificar potenciais fornecedores e apresentar os padrões de fornecimento que buscamos”, disse. O gerente de Categorias da FMC Technologies, Igor Barinov, fez uma apresentação de dois equipamentos que compõem a Árvore de Natal Submarina (equipamento instalado sobre o poço de petróleo), identificando os produtos e serviços com potencial de fornecimento pela cadeia de sub-fornedores. Nesta oportunidade destacou o processo de qualificação e requisitos necessários para se tornar um fornecedor da FMC Technologies, entre elas, a excelência na segurança, a gestão integrada de qualidade, a capacidade técnica e de produção, o custo competitivo e o prazo. A partir desta apresentação, os fornecedores se identificaram e foram cadastrados pela empresa para possíveis parcerias. 

O Programa Plataformas Tecnológicas para a Indústria de Petróleo e Gás é uma ação conjunta da Onip e IBP, financiado pela Finep com recursos do CT-Petro. Foi estruturado para promover o atendimento às demandas por inovação tecnológica da indústria de petróleo, gás e naval e busca identificar fornecedores nacionais com potencial para a nacionalização de bens e serviços de alta tecnologia. Desde 2012, a Onip já analisou 1,2 mil itens com potencial para fabricação no Brasil durante os workshops. Nesse período, 1.420 empresas e instituições participaram dos eventos organizados em todo o país. 

O Platec faz parte do conjunto de projetos do programa de desenvolvimento de fornecedores da Onip – MultiFor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.