PD&I

Firjan SENAI e Eletrobras selecionam cinco projetos para o programa de aceleração no Lab Procel

Redação/Assessoria Firjan
29/06/2020 19:02
Visualizações: 1006 (0) (0) (0) (0)

O Programa Lab Procel - iniciativa da Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia e Elétrica (Procel), e em parceria com a Firjan Senai, divulgou na sexta-feira (26/6) os cinco (5) projetos selecionados para participar do programa de aceleração tecnológica e de negócios. Lançado no fim de abril, o edital da primeira Chamada Pública é voltado para eficiência energética no saneamento ambiental.

O Lab Procel tem como objetivo acelerar projetos inovadores que proporcionem ganhos de eficiência energética nas seguintes temáticas, integradas ou não com sistemas de produção de energia: sistemas de abastecimento de água; esgotamento sanitário; e limpeza urbana e resíduos sólidos. Ao todo, a primeira Chamada
InstitucionalPública investirá cerca de R$ 6 milhões na aceleração dos projetos dos cinco selecionados.

Foram 64 propostas inscritas por startups e micro e pequenas empresas de base tecnológicas. Destas, em maio, 16 projetos passaram para a segunda fase da seleção. Por fim, foram escolhidas as seguintes soluções: Turbina Redutora de Pressão - TRP; eVRP - Válvula Redutora de Pressão com Geração de Energia; Micro usina de auto-geração de energia elétrica e térmica com biogás de saneamento; Sistema compacto e descentralizado de água de reuso; e, SMART UTC para valorização de resíduos orgânicos de grandes geradores estratégicos.

Etapa final da Primeira Chamada

Para chegar aos cinco projetos finalistas foi montada uma banca técnica avaliadora composta por especialistas da Eletrobras, Firjan SENAI, meio acadêmico, Finep e de empresas do setor de saneamento, referências no mercado. A especialista em Inovação e Aceleração de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Kézia Rodrigues da Silva, conduziu as atividades nos três dias de trabalho da banca. Por conta da pandemia do coronavírus e às orientações de distanciamento social, o grupo promoveu essa etapa da seleção por meio de videoconferência.

Coordenador de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI e gestor do Programa Lab Procel, Damián Gomez destacou a qualidade dos projetos e soluções oferecidas pelas empresas. “A banca de avaliação teve uma grande missão ao avaliar e poder escolher projetos de grande impacto nas demandas do mercado”, afirmou.

Já Thales Terrola e Lopes, engenheiro eletricista do Procel, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e na seleção da primeira Chamada do Lab Procel. Ele afirmou estar otimista que as empresas selecionadas desenvolverão suas propostas de projeto com sucesso, propiciando ao mercado de saneamento ambiental soluções inovadoras e ambientalmente eficientes, contribuindo assim para o desenvolvimento deste setor no país.

“Somente conseguimos alcançar este resultado graças ao comprometimento e grande conhecimento apresentado por toda a banca de seleção durante a realização da etapa de avaliação presencial. Nossos agradecimentos a todos os participantes das bancas de avaliação e as startups, micro e pequenas empresas que acreditaram no nosso primeiro edital do Lab Procel e submeteram seus projetos", ressaltou Thales.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.