PD&I

Firjan SENAI e Eletrobras selecionam cinco projetos para o programa de aceleração no Lab Procel

Redação/Assessoria Firjan
29/06/2020 19:02
Visualizações: 383

O Programa Lab Procel - iniciativa da Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia e Elétrica (Procel), e em parceria com a Firjan Senai, divulgou na sexta-feira (26/6) os cinco (5) projetos selecionados para participar do programa de aceleração tecnológica e de negócios. Lançado no fim de abril, o edital da primeira Chamada Pública é voltado para eficiência energética no saneamento ambiental.

O Lab Procel tem como objetivo acelerar projetos inovadores que proporcionem ganhos de eficiência energética nas seguintes temáticas, integradas ou não com sistemas de produção de energia: sistemas de abastecimento de água; esgotamento sanitário; e limpeza urbana e resíduos sólidos. Ao todo, a primeira Chamada
InstitucionalPública investirá cerca de R$ 6 milhões na aceleração dos projetos dos cinco selecionados.

Foram 64 propostas inscritas por startups e micro e pequenas empresas de base tecnológicas. Destas, em maio, 16 projetos passaram para a segunda fase da seleção. Por fim, foram escolhidas as seguintes soluções: Turbina Redutora de Pressão - TRP; eVRP - Válvula Redutora de Pressão com Geração de Energia; Micro usina de auto-geração de energia elétrica e térmica com biogás de saneamento; Sistema compacto e descentralizado de água de reuso; e, SMART UTC para valorização de resíduos orgânicos de grandes geradores estratégicos.

Etapa final da Primeira Chamada

Para chegar aos cinco projetos finalistas foi montada uma banca técnica avaliadora composta por especialistas da Eletrobras, Firjan SENAI, meio acadêmico, Finep e de empresas do setor de saneamento, referências no mercado. A especialista em Inovação e Aceleração de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Kézia Rodrigues da Silva, conduziu as atividades nos três dias de trabalho da banca. Por conta da pandemia do coronavírus e às orientações de distanciamento social, o grupo promoveu essa etapa da seleção por meio de videoconferência.

Coordenador de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI e gestor do Programa Lab Procel, Damián Gomez destacou a qualidade dos projetos e soluções oferecidas pelas empresas. “A banca de avaliação teve uma grande missão ao avaliar e poder escolher projetos de grande impacto nas demandas do mercado”, afirmou.

Já Thales Terrola e Lopes, engenheiro eletricista do Procel, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e na seleção da primeira Chamada do Lab Procel. Ele afirmou estar otimista que as empresas selecionadas desenvolverão suas propostas de projeto com sucesso, propiciando ao mercado de saneamento ambiental soluções inovadoras e ambientalmente eficientes, contribuindo assim para o desenvolvimento deste setor no país.

“Somente conseguimos alcançar este resultado graças ao comprometimento e grande conhecimento apresentado por toda a banca de seleção durante a realização da etapa de avaliação presencial. Nossos agradecimentos a todos os participantes das bancas de avaliação e as startups, micro e pequenas empresas que acreditaram no nosso primeiro edital do Lab Procel e submeteram seus projetos", ressaltou Thales.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19