PD&I

Firjan SENAI e Eletrobras selecionam cinco projetos para o programa de aceleração no Lab Procel

Redação/Assessoria Firjan
29/06/2020 16:02
Visualizações: 1676

O Programa Lab Procel - iniciativa da Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia e Elétrica (Procel), e em parceria com a Firjan Senai, divulgou na sexta-feira (26/6) os cinco (5) projetos selecionados para participar do programa de aceleração tecnológica e de negócios. Lançado no fim de abril, o edital da primeira Chamada Pública é voltado para eficiência energética no saneamento ambiental.

O Lab Procel tem como objetivo acelerar projetos inovadores que proporcionem ganhos de eficiência energética nas seguintes temáticas, integradas ou não com sistemas de produção de energia: sistemas de abastecimento de água; esgotamento sanitário; e limpeza urbana e resíduos sólidos. Ao todo, a primeira Chamada
InstitucionalPública investirá cerca de R$ 6 milhões na aceleração dos projetos dos cinco selecionados.

Foram 64 propostas inscritas por startups e micro e pequenas empresas de base tecnológicas. Destas, em maio, 16 projetos passaram para a segunda fase da seleção. Por fim, foram escolhidas as seguintes soluções: Turbina Redutora de Pressão - TRP; eVRP - Válvula Redutora de Pressão com Geração de Energia; Micro usina de auto-geração de energia elétrica e térmica com biogás de saneamento; Sistema compacto e descentralizado de água de reuso; e, SMART UTC para valorização de resíduos orgânicos de grandes geradores estratégicos.

Etapa final da Primeira Chamada

Para chegar aos cinco projetos finalistas foi montada uma banca técnica avaliadora composta por especialistas da Eletrobras, Firjan SENAI, meio acadêmico, Finep e de empresas do setor de saneamento, referências no mercado. A especialista em Inovação e Aceleração de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Kézia Rodrigues da Silva, conduziu as atividades nos três dias de trabalho da banca. Por conta da pandemia do coronavírus e às orientações de distanciamento social, o grupo promoveu essa etapa da seleção por meio de videoconferência.

Coordenador de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI e gestor do Programa Lab Procel, Damián Gomez destacou a qualidade dos projetos e soluções oferecidas pelas empresas. “A banca de avaliação teve uma grande missão ao avaliar e poder escolher projetos de grande impacto nas demandas do mercado”, afirmou.

Já Thales Terrola e Lopes, engenheiro eletricista do Procel, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e na seleção da primeira Chamada do Lab Procel. Ele afirmou estar otimista que as empresas selecionadas desenvolverão suas propostas de projeto com sucesso, propiciando ao mercado de saneamento ambiental soluções inovadoras e ambientalmente eficientes, contribuindo assim para o desenvolvimento deste setor no país.

“Somente conseguimos alcançar este resultado graças ao comprometimento e grande conhecimento apresentado por toda a banca de seleção durante a realização da etapa de avaliação presencial. Nossos agradecimentos a todos os participantes das bancas de avaliação e as startups, micro e pequenas empresas que acreditaram no nosso primeiro edital do Lab Procel e submeteram seus projetos", ressaltou Thales.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
Biometano
Equinor, Embrapii, Unicamp e CNPEM lançam projeto para a...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
Expansão do óleo e gás amplia demanda por hubs de transf...
28/05/26
Combustíveis
ANP participa da "Operação Fluxo Oculto" para combater d...
28/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25