Nova Lei do Gás

Firjan Óleo e Gás: Competitividade do gás natural do Brasil é tema urgente

Redação/Assessoria Firjan
30/07/2020 18:01
Visualizações: 1291

“O papel do gás natural como mola propulsora da economia” foi o tema da semana da Websérie Óleo, Gás e Naval da Firjan. Entre os assuntos, os impactos socioeconômicos da abertura do mercado de gás e a possível votação, ainda esta semana na Câmara dos Deputados, da solicitação do regime de urgência para o projeto de lei (PL) n° 6.407/13, que visa reduzir o preço final da fonte de energia, conhecido como a Nova Lei do Gás. O regime de urgência foi aprovado dia 29 e a votação do PL pode ocorrer ainda em agosto.

“O PL do gás está desde 2013 para ser aprovado. Já teve vários substitutivos e sua votação é de extrema relevância. É um relatório feito para atender a sociedade toda, que agiliza os investimentos em gás no Brasil”, explica o deputado federal Paulo Ganime, um dos participantes do debate.

Com mediação de Heber Bispo, especialista de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, o encontro mostrou como o PL, que virou prioridade do governo para a retomada da economia pós-Covid-19, visa tornar mais competitivos os preços do gás natural, cujos maiores consumidores hoje são a indústria e os geradores de energia elétrica.

Juliana Borges de Lima Falcão, especialista em energia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou estudo recente sobre os impactos econômicos da competitividade do gás natural. “O gás produzido no Brasil é três vezes mais caro, em comparação ao dos Estados Unidos e ao da Argentina e sua competitividade
Institucionaltem impactos na economia de uma forma geral”, avalia a especialista, esclarecendo que o projeto de lei visa democratizar o gás.

“É preciso dar prioridade urgente à democratização e ao barateamento. O gás é uma excelente matéria-prima para a indústria, mas ele não substitui as outras fontes de energia e precisa ser levado para onde a sua existência faz sentido”.

Na lista de vantagens do barateamento está a transição da atual matriz energética para uma menos poluente. “Por ser mais estável que fontes renováveis como a eólica, por exemplo, o gás pode atuar quando outras energias menos poluentes estiverem em baixa”, acrescenta Ganime.

Das fraldas descartáveis aos stents usados em cirurgias cardíacas, dos combustíveis que abastecem frotas inteiras à carroceria dos automóveis, muito, na indústria, pode vir da matriz do gás. Fernando Montera, especialista de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, apresentou a publicação da Firjan "Rio a todo gás", que também traz os benefícios da utilização do gás natural veicular (GNV).

“Além da redução de custo para o consumidor, o GNV reduz a emissão de CO2 e contribui para uma melhoria da qualidade do ar. Isso significa menor incidência de doenças respiratórias e, consequentemente, menos gastos com saúde. A aprovação do projeto de lei é mais uma chance que o Brasil tem de melhorar a sua posição competitiva no mercado de energia”, finaliza Montera.

Acesse o estudo da Firjan "Rio a todo gás" em https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/rio-a-todo-gas-1.htm

A Websérie Óleo, Gás e Naval da Firjan, que está completando três meses, acontece todas as terças, às 16h. Confira a playlist em https://www.youtube.com/playlistlist=PLrU28uWBDTQAtoIRokLyeqXr9PF1ZURxY

Assista ao encontro do dia 28 de julho em https://youtu.be/bYeUMguOf_w

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
Biometano
Equinor, Embrapii, Unicamp e CNPEM lançam projeto para a...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
Expansão do óleo e gás amplia demanda por hubs de transf...
28/05/26
Combustíveis
ANP participa da "Operação Fluxo Oculto" para combater d...
28/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25