Coronavírus

Firjan já tem quase 80% dos seus pleitos atendidos no enfrentamento à crise da Covid-19

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
22/05/2020 10:04
Firjan já tem quase 80% dos seus pleitos atendidos no enfrentamento à crise da Covid-19 Imagem: Divulgação CNI Visualizações: 1096

Em dois meses, o Programa Resiliência Produtiva Firjan já conta com 46 pleitos atendidos integralmente. Destes, 32 são da esfera federal, entre eles, a ampliação do prazo de recolhimento dos impostos federais das empresas enquadradas no Simples por seis meses e a criação do benefício do Seguro Desemprego em formato de complemento de até 70% do salário. Desde 16/03, foram enviadas às três esferas de governo 81 propostas de enfrentamento à crise, em especial em favor das pequenas e médias empresas. A federação conquistou quase 80% das propostas: 57% integralmente e 22% atendidas parcialmente. O objetivo é preservar a capacidade produtiva das empresas em tempos de coronavírus.

Publicidade

Na MP 936/2020, os pleitos foram o pagamento de 50% dos salários dos funcionários durante o período em que foram liberados para ficar em casa, devendo o valor de até um salário mínimo ser contemplado pelo governo; a permissão de acordo individual para paralisação parcial de atividades, garantindo 50% da remuneração ao empregado envolvido, sendo um adicional de 25% advindos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); e a suspensão temporária ou total do contrato de trabalho “lay off”, sem a necessidade de negociação coletiva, pelo período de até três meses, com participação do governo federal no pagamento da remuneração de 2/3, também com recursos do FAT, ou incentivos da folha de pagamento.

Ainda na esfera federal, oito propostas foram parcialmente atendidas. A mais recente delas foi a lei que instituiu o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com uma linha de crédito voltada ao capital de giro. Outra proposta que merece destaque é da área elétrica, com o decreto que permite o pagamento da demanda consumida e posterga o pagamento da diferença entre a demanda contratada e a demanda consumida.

Já na esfera estadual e municipal, são 14 pleitos totalmente atendidos e 10 parcialmente. Entre as atendidas, três áreas chamam atenção: ambiental, infraestrutura/logística e responsabilidade social. No aspecto ambiental, o prazo de diversas obrigações foram progrrogados. Na área de infraestrutura e logística, a restrição de horário para circulação de veículos de carga na ponte Rio-Niterói foi temporariamente suspenso. Com a iniciativa, a Firjan buscou garantir o abastecimento à população, com a flexibilização do transporte de cargas nos centros urbanos. A proposta já havia sido atendida no âmbito municipal, quando a Prefeitura do Rio liberou o tráfego de caminhões de transporte em todos os horários.

Os pleitos da Firjan contemplam oito áreas: trabalhista (23 propostas), tributário (21), financiamento (8) infraestrutura e logística (7), ambiental (7), energia elétrica (3), regulatório (2) e responsabilidade social (10). A federação continuará cobrando do poder público a necessidade de implementação das medidas já solicitadas e ainda não atendidas, para que a cadeia produtiva do Rio mantenha a competitividade nesse momento de crise.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23