Redação / Assessoria
O presidente do Sistema Firjan assinou, nesta terça-feira (05.05), durante a OTC Houston, nos Estados Unidos, um memorando de entendimentos com a NOF Energy, organização do Reino Unido que trabalha em prol do desenvolvimento de negócios nos setores de petróleo, gás, energia nuclear e energias renováveis.
Dessa forma, a Firjan se torna o mais novo parceiro global da instituição, com foco na troca de informações de mercado e parcerias para o desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás no Rio de Janeiro. A parceria representa a oportunidade das indústrias do Rio de Janeiro de estarem mais próximas de empresas internacionais, possibilitando o desenvolvimento de novos negócios.
Segundo o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, é muito importante que o representante das indústrias fluminenses participe desse seleto grupo de parceiros da NOF Energy. “Estamos muito orgulhosos dessa parceria. Tudo isso começou numa missão do governo britânico e do UK Trade & Investment, realizada em fevereiro, quando uma delegação do Rio de Janeiro, liderada por nós e em parceria com o governo do estado, foi até o Reino Unido. O grupo visitou Newcastle, Aberdeen e, durante esse período, a Firjan fez vários contatos e começou a discutir com a NOF a possibilidade do acordo que prevê a cooperação entre as duas entidades na área de óleo e gás para troca de experiências nas duas regiões” disse.
O gerente do setor de energia do Consulado Britânico, Renato Cordeiro, ressaltou que a parceria deve incentivar a vinda de novas empresas do Reino Unido para o Brasil. “O consulado organiza esse tipo de missão há muito tempo. Na área de petróleo e gás, tivemos várias experiências de missões nas duas direções. Temos o papel de facilitar o contato entre entidades britânicas e brasileiras, tornando mais fácil os encontros. Já temos mais de 120 empresas britânicas da cadeira de óleo e gás atuando com sucesso no Brasil, como, por exemplo, as grandes produtoras Shell, BP e BG, além da Rolls Royce e de várias outras de porte médio da cadeia de fornecedores”, destacou.
A vice-presidente da NOF Energy, Joanne Leng, ressaltou a importância da parceria para as duas empresas. “A NOF Energy está muito satisfeita com essa parceria. Esperamos aumentar, no futuro, o número de missões entre o Reino Unido e o Brasil a fim de encorajarmos parcerias entre os membros da NOF Energy e as empresas brasileiras, com o apoio do Sistema Firjan”.
Fale Conosco
21