Inovação

Firjan e Braskem propõem soluções em plástico para construção e edificação

Novas tecnologias plásticas na construção civil.

Firjan
11/09/2014 14:38
Visualizações: 730 (0) (0) (0) (0)

Disseminar o conhecimento sobre novas tecnologias plásticas para o setor da Construção Civil, promovendo a inclusão social de jovens e adultos.

Com esse objetivo, a Assessoria de Responsabilidade Social (ASSER) do Sistema FIRJAN propôs o projeto “Desenvolvimento de Formação Profissional e Plataforma Informativa em Tecnologias Emergentes nas Soluções em Plástico para Construção e Edificação”, em parceria com a empresa Braskem.

O projeto, que venceu o Edital SENAI SESI de Inovação em 2013, visa gerar oportunidades de emprego por meio de processos inovadores que contribuam para a competitividade industrial.

Serão investidos cerca de R$ 700 mil na iniciativa. "Além de vantagens relacionadas a aspectos de inovação e sustentabilidade, a formação profissional para processos construtivos de ponta contribuirá para que as oportunidades e o status do profissional da construção civil também cresçam”, indica Eliane Damasceno, coordenadora de Projetos Sociais da ASSER.

O projeto é uma das respostas do Sistema FIRJAN ao estudo “Construção Civil: Desafios 2020”. Roberto da Cunha, supervisor técnico do Centro de Referência da Construção Civil do SENAI Tijuca, destaca que o uso do plástico na construção civil tem se intensificado por meio de soluções inovadoras disponibilizadas pela indústria.

Segundo ele, ao contrário do senso comum, conceitos vinculados à sustentabilidade estão intimamente associados ao desenvolvimento desses produtos.

O projeto propõe a criação de cursos profissionalizantes voltados ao ensino e à prática de técnicas para aplicação de materiais plásticos na Construção Civil.

O conteúdo das aulas, que será integrado à grade de cursos do SENAI, será discutido em fóruns que contarão com a participação de representantes das indústrias, de sindicatos e de universidades.

Além disso, cursos de aperfeiçoamento serão oferecidos a engenheiros e arquitetos.

As aulas começarão no próximo ano.

Também serão desenvolvidas uma plataforma em que estarão disponíveis todos as informações técnicas levantadas pela pesquisa, e uma base de dados com diferentes materiais usados no sistema construtivo, que levará em conta os impactos gerados ou minimizados por sua utilização.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22