Novas tecnologias plásticas na construção civil.
FirjanDisseminar o conhecimento sobre novas tecnologias plásticas para o setor da Construção Civil, promovendo a inclusão social de jovens e adultos.
Com esse objetivo, a Assessoria de Responsabilidade Social (ASSER) do Sistema FIRJAN propôs o projeto “Desenvolvimento de Formação Profissional e Plataforma Informativa em Tecnologias Emergentes nas Soluções em Plástico para Construção e Edificação”, em parceria com a empresa Braskem.
O projeto, que venceu o Edital SENAI SESI de Inovação em 2013, visa gerar oportunidades de emprego por meio de processos inovadores que contribuam para a competitividade industrial.
Serão investidos cerca de R$ 700 mil na iniciativa. "Além de vantagens relacionadas a aspectos de inovação e sustentabilidade, a formação profissional para processos construtivos de ponta contribuirá para que as oportunidades e o status do profissional da construção civil também cresçam”, indica Eliane Damasceno, coordenadora de Projetos Sociais da ASSER.
O projeto é uma das respostas do Sistema FIRJAN ao estudo “Construção Civil: Desafios 2020”. Roberto da Cunha, supervisor técnico do Centro de Referência da Construção Civil do SENAI Tijuca, destaca que o uso do plástico na construção civil tem se intensificado por meio de soluções inovadoras disponibilizadas pela indústria.
Segundo ele, ao contrário do senso comum, conceitos vinculados à sustentabilidade estão intimamente associados ao desenvolvimento desses produtos.
O projeto propõe a criação de cursos profissionalizantes voltados ao ensino e à prática de técnicas para aplicação de materiais plásticos na Construção Civil.
O conteúdo das aulas, que será integrado à grade de cursos do SENAI, será discutido em fóruns que contarão com a participação de representantes das indústrias, de sindicatos e de universidades.
Além disso, cursos de aperfeiçoamento serão oferecidos a engenheiros e arquitetos.
As aulas começarão no próximo ano.
Também serão desenvolvidas uma plataforma em que estarão disponíveis todos as informações técnicas levantadas pela pesquisa, e uma base de dados com diferentes materiais usados no sistema construtivo, que levará em conta os impactos gerados ou minimizados por sua utilização.
Fale Conosco