Royalties

Firjan e Alerj debatem, em Campos, a implementação do Fundo Soberano

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
01/11/2021 08:01
Firjan e Alerj debatem, em Campos, a implementação do Fundo Soberano Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1894

A discussão sobre onde poderão ser investidos os recursos do novo Fundo Soberano do estado chegou nesta sexta-feira, 29/10, em Campos. Promovido pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico, o encontro ocorreu no auditório da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e debateu a implementação do fundo, que funciona como uma poupança com recursos dos excedentes dos royalites e participações especiais do petróleo para financiar o desenvolvimento do estado a médio prazo.

Representando o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, o Conselheiro da Firjan regional, Thieres Rodrigues, comentou a importância do fundo para o crescimento do estado e defendeu que esses recursos sejam utilizados em investimentos na BR-244 e na diversificação da economia da região.

“Nesta diversificação, além da indústria da transformação e do setor terciário, falamos do agronegócio e da indústria da cerâmica que tão bem representa a nossa região e colabora para o meio ambiente e qualidade de vida.”

Rodrigues entregou ao presidente da Alerj, André Ceciliano, uma agenda regional que visa o crescimento sustentável até 2024 e reforça quais são os caminhos para alcançar esse desenvolvimento.

Participaram do encontro, em Campos, autoridades e representantes de Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

André Ceciliano, presidente da Alerj e autor da emenda, explicou que a ideia do fundo é criar uma poupança pública para socorrer o estado, quando houver situação de emergência e financiar novos investimentos de infraestrutura, ciência e tecnologia “É hora de pensar o estado de forma a diversificar a nossa base produtiva para aumentar a receita, que é o nosso grande problema”, afirma Ceciliano.

O encontro também discutiu projetos regionais relevantes para o incremento da economia local do Norte Fluminense. O fundo também é composto por 50% das receitas recuperadas de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), decisões administrativas, judiciais ou indiciamentos legislativos referentes à exploração de petróleo e gás. Este é o segundo debate promovido pela Alerj. O primeiro reuniu Itaguaí e Seropédica, e contou com a participação do vice-presidente da Firjan, Marcelo Kaiuca.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.