Aço

Firjan avalia impacto das barreiras à importação do aço por parte da União Europeia

Redação/Assessoria Firjan
08/02/2019 17:48
Firjan avalia impacto das barreiras à importação do aço por parte da União Europeia Imagem: Cortesia Usiminas Visualizações: 119

Dos 28 produtos que estão com entrada limitada na União Europeia (EU) desde o dia 2 de fevereiro, decorrente da adoção de barreiras às importações de aço por parte do bloco, 7 são exportados pelo Brasil. Deste total, 61% são produtos provenientes do Rio de Janeiro, o que trará impactos para o estado fluminense, conforme a Nota Técnica produzida pela Firjan: Barreiras à Importação de Aço – UE.

Pedro Spadale, gerente Internacional da Firjan, destaca que os efeitos da medida devem ser considerados conforme a categoria do produto. “As cotas afetam o estado do Rio de maneira diferente. É preciso olhar produto a produto”, frisa.

Conforme Spadale, a cota estipulada de 51 mil toneladas para exportação de folhas metálicas, a partir de julho, é positiva para o Rio. O Brasil exportou 36 mil toneladas desse produto no último ano, sendo 99% pelo estado fluminense. “As folhas metálicas saem do Rio e com a cota, ainda há margem para aumentar as exportações fluminenses e voltar ao patamar de anos anteriores”, afirma Spadale.

Medida afeta principal produto de aço exportado pelo Rio

Já a cota de 8,6 milhões de toneladas de laminados planos a quente, definida como não específica para nenhum país, ou seja, dividida por todos os países exportadores, pode ser preocupante na avaliação de Spadale. “Trata-se de uma questão que afeta o estado do Rio, pois quase toda a exportação de laminados planos a quente para a União Europeia sai do Rio”, pontua. Das 264 mil toneladas do produto vendidas aos europeus, 98% são exportadas pelo Rio.

Em consequência das barreiras tarifárias estipuladas pelo governo norte-americano em 2018, a UE estabeleceu as cotas com o objetivo de proteger os produtores locais. A Firjan está atenta aos possíveis efeitos futuros no que se refere a um eventual incremento nas importações de produtos de aço no Brasil, o que pode ocasionar o aumento da concorrência no país.

"O Conselho Empresarial de Relações Internacionais da federação está conversando com o governo brasileiro e demais entidades setoriais para mitigar possíveis consequências de uma concorrência desleal”, sinaliza.

A restrição da UE foi definida por um critério misto: uma cota tarifária global com base nas médias das importações dos últimos três anos e cotas específicas para países com interesse significativo de fornecimento. Quando ultrapassada a cota será aplicada taxa adicional de 25%. O Brasil terá cotas específicas para exportação de laminados planos a frio, folhas metálicas e perfis.

Para ler a Nota Técnica - Barreiras à Importação de Aço – UE acesse o link https://www.firjan.com.br/publicacoes/informativos/alertas-de-comercio-exterior.htm#pubAlign

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20