Redação/Assessoria Firjan
O Sistema FIRJAN propõe que o volume de investimentos seja feito no Brasil, em bases competitivas e sustentáveis, com simplificação e aperfeiçoamentos do Conteúdo Local. Deve haver o reconhecimento dos investimentos realizados no Brasil para instalações de bases industriais e de serviços. No período de alta do barril de petróleo, entre 2011 e 2014, cerca de R$ 20 bilhões foram empreendidos somente na cidade do Rio de Janeiro.
"Sem a continuidade de investimentos no Brasil, a indústria de máquinas e equipamentos está fechando suas portas. A capacidade produtiva do país representa a geração de empregos, arrecadação de impostos e efeito renda no Brasil", afirmou a gerente de petróleo, gás e naval do Sistema FIRJAN, Karine Fragoso. Com relação ao REPETRO, a Federação se posiciona favorável a sua revisão e extensão aos elos fornecedores da indústria.
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, também compôs a mesa de abertura. Ela deixa a Agência após 4 anos de mandato. Para a direção-geral da ANP, o nome de Décio Odone foi anunciado durante o discurso do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho.
Também estiveram presentes na abertura do evento o ministro interino de Planejamento, Dyogo Oliveira, o governador do estado do Espírito Santo, Paulo Hartung e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Participação do Sistema FIRJAN
No evento, o Sistema FIRJAN está apresentando seu suporte oferecido para empresas, que engloba a produção de soluções tecnológicas, cursos de educação profissional e serviços. A Federação participou de reuniões de negócios com empresas do encadeamento produtivo de petróleo e gás para atender seus desafios industriais.
No primeiro dia da feira, foram mais de dez reuniões, dentre elas, com as empresas Evonik, Braskem e Supergasbras. Os principais agentes do mercado de petróleo marcaram presença no 'Encontro com a Indústria', encontro de relacionamento do Sistema FIRJAN com empresários e formadores de opinião.
No estande do Sistema FIRJAN, no Pavilhão 4, os visitantes podem conhecer o catálogo virtual das empresas do setor metalmecânico associadas à Federação e que estão preparadas para atender os desafios do mercado de petróleo e gás.
Na Arena de Tecnologia da feira, no Pavilhão 3, está à disposição do público a Caverna Digital do Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, um simulador que, por meio da realidade virtual, auxilia na formação de profissionais para atuarem dentro das plataformas de petróleo.
O Sistema FIRJAN também vai apresentar todo o suporte oferecido às empresas, que engloba a produção de soluções tecnológicas, cursos de educação profissional e serviços prestados para garantir a segurança e a saúde do trabalhador nas indústrias de óleo e gás.
Fale Conosco
22