Soluções são apresentadas através de uma mesa interativa.
Revista TN Petróleo, Redação
O Sistema Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro -, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Rio, participa da Offshore Technology Conference (OTC) 2013 apresentando soluções integradas de união de materiais e inspeção, mitigação de riscos e gestão ambiental, modelagem matemática e sistemas de simulação virtual, locais e remotos, aplicadas ao mercado offshore. As soluções são apresentadas com o uso de mesa interativa nas versões português e inglês, disponibilizadas no estande da federação.
Segundo o gerente de Produtos e Processos Tecnologicos da Firjan, Carlos de Mello Rodrigues Coelho, as soluções integradas são oferecidas pelos Centros de Tecnologia Senai - Ambiental, Solda, Automação e Simulação -, que possuem portfólios específicos em suas áreas de conhecimento, mas também oferecem a possibilidade de soluções integradas que reduzem tempo e custos, possibilitam visão ampla e melhor gestão do projeto, além da maximização do conhecimento e do resultado da solução aplicada.
Para demonstração no estande, foram selecionadas demandas reais que uma plataforma do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere petróleo e gás), requer em suas fases de projeto, construção e operação.
"Na fase de operação, por exemplo, oferecemos serviços de diagnóstico, inspeção e constituição visual. Neste caso, o atendimento prevê a realização de inspeção para identificação de resíduos originários de processos corrosivos, analisando a integridade estrutural nas regiões soldadas com apoio de reconstituição visual e aplicação de testes de campo por simulação em tempo real", afirma Rodrigues. A simulação possibilita a identificação dos melhores caminhos para o descarte, alcançando a mitigação e melhor gestão ambiental; e os recursos podem reduzir tempo, custo e promover integração para as indústrias de óleo e gás.
Fale Conosco
20