Oportunidades

Fiergs debate oportunidades da indústria marítima

As oportunidades e os desafios da indústria marítima brasileira foram apresentados, nna última sexta-feira (28), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Durante o evento também foi lançado o Catálogo

Jornal do Commercio (RS)
31/05/2010 12:12
Visualizações: 480 (0) (0) (0) (0)

As oportunidades e os desafios da indústria marítima brasileira foram apresentados, nna última sexta-feira (28), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Durante o evento também foi lançado o Catálogo Navipeças, um portal eletrônico com fornecedores de bens e serviços para o setor naval, que pode ser acessado pelo endereço www.onip.org.br/navipecas.

 

 

  A publicação reúne as empresas selecionadas para atender o setor naval em mais 1,8 mil itens. Para participar do Catálogo Navipeças as empresas interessadas devem cadastrar-se no portal e enviar a documentação para comprovação de aspectos técnicos e jurídicos.

 

"A revitalização da indústria naval nacional exige uma cadeia produtiva estruturada para atender as novas demandas que estão surgindo. O Rio Grande do Sul é um importante polo para o desenvolvimento do setor", assinalou o diretor da ABDI, Clayton Campanhola. "O Brasil tem capacidade para promover a competitividade de longo prazo da economia e o governo quer fazer isso em articulação com o setor privado", afirmou o coordenador de Política de Desenvolvimento Produtivo do Mdic, Carlos Macedo.

 

 

A constituição do polo naval na cidade de Rio Grande, associado com a indústria de base metal-mecânica, eletroeletrônica e de automação industrial nas regiões Metropolitana de Porto Alegre e Serra, também são fatores importantes para a consolidação da cadeia produtiva. O Extremo Sul do Estado é outra localidade vista com potencial. "Este é um momento importante para o desenvolvimento da economia brasileira. E, as empresas gaúchas têm condições de se inserir neste contexto e contribuir para aumentar a competitividadel", afirmou o vice-coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo e Gás, Oscar Azevedo.

 

 

A ferramento foi criada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), pela Organização Nacional das Indústrias do Petróleo (Onip) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A proposta tem o apoio da Fiergs por meio do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia e do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec).

 

 

Entre os parceiros da iniciativa estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena).

 

 

Fonte: Jornal do Commercio (RS)    

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC HOUSTON 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22