Indústria Naval

FIEB e Estaleiro Enseada do Paraguaçu formalizam parceria

A assinatura do Projeto de Fortalecimento da Cadeia de Petróleo e Gás (P&G) e Naval tem o objetivo de identificar, junto ao estaleiro, os itens críticos quanto ao fornecimento de materiais e serviços. Em seguida, será realizado um mapeamento dos potenciais for

Revista TN Petróleo, Redação com assessoria
13/08/2013 17:15
Visualizações: 914 (0) (0) (0) (0)
Os presidentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), José de F. Mascarenhas, e do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), Fernando Barbosa, assinaram contrato de parceria com o objetivo de fortalecer a cadeia de petróleo e gás e naval na Bahia. A assinatura ocorreu na sede da FIEB, quando também estiveram presentes o diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade do EEP, Humberto Rangel, além do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Armando Neto.

O IEL, entidade integrante do Sistema FIEB, será responsável pela gestão do projeto, que visa o desenvolvimento de fornecedores para atender às demandas do EEP. A iniciativa faz parte de convênio firmado com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC).

O primeiro passo do Projeto de Fortalecimento da Cadeia de Petróleo e Gás (P&G) e Naval será identificar com o estaleiro os itens críticos quanto ao fornecimento de materiais e serviços. Em seguida, será realizado um mapeamento dos potenciais fornecedores, o que dará embasamento para a elaboração de um plano prévio de melhorias a serem implementadas pelas empresas.
 
O objetivo é que 30 empresas sejam inseridas no projeto de desenvolvimento, que prevê, por parte do IEL, a elaboração de consultoria individual para cada uma delas. O projeto também prevê a realização de rodadas de negócios entre os fornecedores e a empresa âncora, o EEP.


Indústria Naval

Para Mascarenhas, a iniciativa é de grande importância para a Bahia e faz parte dos esforços da FIEB para conformação de uma indústria metal-mecânica forte no estado. Ele conclamou as empresas baianas a participarem deste processo: “Com a assinatura deste contrato é preciso agora que as empresas se candidatem e se capacitem, porque é assim que vamos conseguir consolidar uma cadeia de suprimentos na área mecânica”, destacou.

Mascarenhas também ressaltou a importância do estaleiro que traz para a Bahia uma indústria naval de ponta. “É missão da FIEB apoiar as ações que contribuam para desenvolver a indústria no estado e este é um setor novo para o qual a Bahia apresenta grande potencial”, acrescentou.

O presidente do estaleiro, Fernando Barbosa, também ressaltou a expectativa do empreendimento em relação a este contrato. “Uma das coisas mais importantes para o EEP é desenvolver sua cadeia de suprimentos, porque entendemos que o estaleiro tem que ser um montador e necessita ter ao lado dele parceiros que venham agregar produtos e serviços ao nosso trabalho”, destacou. Ele chamou a atenção ainda para a importância de ter a FIEB como parceira.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro sobe 0,17% e hidratado recua ...
06/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Resultado
BRAVA Energia alcança recorde de produção no terceiro tr...
03/10/25
Oportunidade
Firjan SENAI SESI lança programa de empregabilidade para...
03/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Negócio
Vallourec conquista pedido com a Petrobras para o SUBMAG...
01/10/25
Pré-Sal
Vindo do Estaleiro Benoi, em Singapura o FPSO P-78 chega...
01/10/25
Combustíveis
Etanol aumenta mais de 1% em setembro, afirma Edenred Ti...
01/10/25
Negócio
PetroReconcavo conclui a compra de 50% dos ativos de mid...
01/10/25
PD&I
Brasil tem capacidade de desenvolver tecnologia própria ...
01/10/25
ESG
Pesquisa Firjan ESG 2025 revela amadurecimento das empre...
30/09/25
Evento
Setor de Energia entra na "era inteligente" com IA integ...
30/09/25
Documento
Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais 2026–2035...
30/09/25
Premiação
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
Refino
Produtoras e distribuidoras de combustíveis montam força...
29/09/25
Evento
Agenda da ABPIP em Brasília reforça urgência de ajustes ...
29/09/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro recua 3,02% e hidratado cai 0,20%
29/09/25
Apoio Offshore
Wilson Sons inaugura nova estrutura do Centro de Treinam...
26/09/25
Margem Equatorial
Ibama aprova Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada p...
25/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23