Indústria Naval

FIEB e Estaleiro Enseada do Paraguaçu formalizam parceria

A assinatura do Projeto de Fortalecimento da Cadeia de Petróleo e Gás (P&G) e Naval tem o objetivo de identificar, junto ao estaleiro, os itens críticos quanto ao fornecimento de materiais e serviços. Em seguida, será realizado um mapeamento dos potenciais for

Revista TN Petróleo, Redação com assessoria
13/08/2013 14:15
Visualizações: 1061
Os presidentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), José de F. Mascarenhas, e do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), Fernando Barbosa, assinaram contrato de parceria com o objetivo de fortalecer a cadeia de petróleo e gás e naval na Bahia. A assinatura ocorreu na sede da FIEB, quando também estiveram presentes o diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade do EEP, Humberto Rangel, além do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Armando Neto.

O IEL, entidade integrante do Sistema FIEB, será responsável pela gestão do projeto, que visa o desenvolvimento de fornecedores para atender às demandas do EEP. A iniciativa faz parte de convênio firmado com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC).

O primeiro passo do Projeto de Fortalecimento da Cadeia de Petróleo e Gás (P&G) e Naval será identificar com o estaleiro os itens críticos quanto ao fornecimento de materiais e serviços. Em seguida, será realizado um mapeamento dos potenciais fornecedores, o que dará embasamento para a elaboração de um plano prévio de melhorias a serem implementadas pelas empresas.
 
O objetivo é que 30 empresas sejam inseridas no projeto de desenvolvimento, que prevê, por parte do IEL, a elaboração de consultoria individual para cada uma delas. O projeto também prevê a realização de rodadas de negócios entre os fornecedores e a empresa âncora, o EEP.


Indústria Naval

Para Mascarenhas, a iniciativa é de grande importância para a Bahia e faz parte dos esforços da FIEB para conformação de uma indústria metal-mecânica forte no estado. Ele conclamou as empresas baianas a participarem deste processo: “Com a assinatura deste contrato é preciso agora que as empresas se candidatem e se capacitem, porque é assim que vamos conseguir consolidar uma cadeia de suprimentos na área mecânica”, destacou.

Mascarenhas também ressaltou a importância do estaleiro que traz para a Bahia uma indústria naval de ponta. “É missão da FIEB apoiar as ações que contribuam para desenvolver a indústria no estado e este é um setor novo para o qual a Bahia apresenta grande potencial”, acrescentou.

O presidente do estaleiro, Fernando Barbosa, também ressaltou a expectativa do empreendimento em relação a este contrato. “Uma das coisas mais importantes para o EEP é desenvolver sua cadeia de suprimentos, porque entendemos que o estaleiro tem que ser um montador e necessita ter ao lado dele parceiros que venham agregar produtos e serviços ao nosso trabalho”, destacou. Ele chamou a atenção ainda para a importância de ter a FIEB como parceira.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.