Pesquisa

FGV: cresce o otimismo dos empresários da indústria

A pesquisa mensal Sondagem da Indústria de Transformação, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que os empresários do setor da indústria de transformação estão mais confiantes na possibilidade de fazerem bons negócios após as medidas

Agência Brasil
26/04/2012 18:02
Visualizações: 262
Os empresários do setor da indústria de transformação estão mais confiantes na possibilidade de fazerem bons negócios após as medidas de incentivo anunciadas no início deste mês pelo governo federal, indica a pesquisa mensal Sondagem da Indústria de Transformação, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entre as ações anunciadas pelo governo estão a desoneração da folha de pagamento e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alguns setores, entre os quais os fabricantes de geladeiras, fogões e outros bens da chamada linha branca, os de móveis e os de luminárias. Segundo o levantamento da FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI), aumentou 0,3%, passando de 103 em março para 103,3 pontos em abril.

É a quinta elevação consecutiva, mas, de acordo com a FGV, os percentuais de alta ainda são modestos. Em março, a taxa havia apresentado variação de 0,5%; em fevereiro, de 0,2%; e em janeiro, de 0,5%.

O Índice da Situação Atual (ISA) teve leve alta (0,2%) ao atingir 104 pontos, ante 103,8, o patamar mais elevado desde julho de 2011 (107,4 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE) alcançou a maior pontuação dos últimos nove meses, ao passar de 102,5 para 102,6 pontos.

Para esses cálculos, foram ouvidos representantes de 1.147 empresas. Mais da metade (52,3%) manifestaram a expectativa de uma melhora nos negócios no período de abril a setembro, o que indica um aumento em relação ao resultado de março (44%). Para 8,2% dos entrevistados, haverá uma piora, o que representa também uma elevação do universo de pessimistas, que na pesquisa anterior chegava a 6%.

Também foi constatado leve aumento no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), que subiu de 83,8% em março para 83,9% em abril, o maior patamar desde julho de 2011 (84,1%).
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19