Cabotagem

Fernando Fonseca debate cabotagem em evento em São Paulo

Evento "A Hora da Cabotagem".

Antaq
11/09/2014 14:32
Visualizações: 626 (0) (0) (0) (0)

 

O diretor da Antaq, Fernando Fonseca, participou do painel “Instrumentos para facilitar as operações de cabotagem e eliminar entraves”, no evento A hora da cabotagem, que aconteceu no período de 3 a 4 de setembro, em São Paulo (SP). O encontro foi organizado pela revista Guia Marítimo.
Fonseca debateu o tema com o diretor do Departamento de Portos e Costas da Marinha do Brasil, vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, com o representante da Secretaria de Portos, Wagner Costa, com o coordenador operacional aduaneiro da Receita Federal, Fabiano Coelho, e com a especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Juliana Naves. O debate foi moderado pelo presidente da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), Cléber Cordeiro Lucas.
Ao responder a pergunta do moderador sobre a contribuição da Agência para fomentar a cabotagem, Fonseca disse que a Antaq vem atuando dentro de sua área de competência, além de promover ações em conjunto com os demais órgãos intervenientes do setor. Na área de atuação da Agência, especificamente, ele lembrou que, em função de práticas anticompetitivas e imperfeições de mercado detectadas, a autarquia deverá revisar as normas de afretamento da navegação marítima, com o objetivo de preencher lacunas normativas frente à legislação de regência, com reflexos positivos sobre aqueles que investem no setor e geram riquezas no país.
Fonseca disse esperar que, na próxima reunião da Diretoria Colegiada da Agência, seja submetida proposta de norma revisada para afretamento na navegação marítima. O diretor da ANTAQ ressaltou que essa proposta de revisão irá aglutinar num único documento as normas atualmente em vigor para as navegações de longo curso, cabotagem, apoio marítimo e apoio portuário.
“Precisamos avançar na regulação desse setor, de modo que, assim que a Diretoria da Antaq deliberar sobre o assunto, o documento será colocado em consulta pública para que o mercado se manifeste e contribua para o seu aperfeiçoamento”, apontou.

O diretor da Antaq, Fernando Fonseca, participou do painel “Instrumentos para facilitar as operações de cabotagem e eliminar entraves”, no evento A hora da cabotagem, que aconteceu no período de 3 a 4 de setembro, em São Paulo (SP).

O encontro foi organizado pela revista Guia Marítimo.

Fonseca debateu o tema com o diretor do Departamento de Portos e Costas da Marinha do Brasil, vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, com o representante da Secretaria de Portos, Wagner Costa, com o coordenador operacional aduaneiro da Receita Federal, Fabiano Coelho, e com a especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Juliana Naves.

O debate foi moderado pelo presidente da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), Cléber Cordeiro Lucas.

Ao responder a pergunta do moderador sobre a contribuição da Agência para fomentar a cabotagem, Fonseca disse que a Antaq vem atuando dentro de sua área de competência, além de promover ações em conjunto com os demais órgãos intervenientes do setor.

Na área de atuação da Agência, especificamente, ele lembrou que, em função de práticas anticompetitivas e imperfeições de mercado detectadas, a autarquia deverá revisar as normas de afretamento da navegação marítima, com o objetivo de preencher lacunas normativas frente à legislação de regência, com reflexos positivos sobre aqueles que investem no setor e geram riquezas no país.

Fonseca disse esperar que, na próxima reunião da Diretoria Colegiada da Agência, seja submetida proposta de norma revisada para afretamento na navegação marítima.

O diretor da ANTAQ ressaltou que essa proposta de revisão irá aglutinar num único documento as normas atualmente em vigor para as navegações de longo curso, cabotagem, apoio marítimo e apoio portuário.

“Precisamos avançar na regulação desse setor, de modo que, assim que a Diretoria da Antaq deliberar sobre o assunto, o documento será colocado em consulta pública para que o mercado se manifeste e contribua para o seu aperfeiçoamento”, apontou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.