Estaleiro Atlântico Sul

Fernando Coelho do MME faz visita ao Estaleiro Atlântico Sul

Redação/Assessoria MME
13/09/2017 18:17
Visualizações: 932

Fernando Coelho Filho, ministro do Ministério de Minas e Energia, visitou na última segunda (11/09) o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Complexo de Suape (PE), em Pernambuco. O ministro teve oportunidade de conhecer o navio petroleiro Abdias do Nascimento, que está concluído e começa a navegar nesta quinta-feira (14/09) pela bandeira da Transpetro.

Durante a visita o ministro assistiu a uma apresentação do presidente do EAS, Harro Burman, sobre as operações do estaleiro e o futuro de suas atividades, que dependem de encomendas de empresas de petróleo brasileiras no curto prazo. Burman expôs ao ministro que, em meio à crise da indústria naval brasileira, o EAS deu um salto de produtividade e qualidade, com a reestruturação de suas operações: reduziu em dois terços seus custos de operação e está em condições de competir com a indústria naval no mercado internacional. Referiu-se à mudança de orientação estratégica da Petrobrás que passou a priorizar a indústria estrangeira nas suas encomendas ao setor.

Os dados apresentados ao ministro indicam que o EAS e as demais empresas do setor são grandes empregadores. Somente o Atlântico Sul mantém três mil empregos diretos e suas atividades movimentam uma importante cadeia de fornecedores e prestadores de serviço, o que têm forte impacto na economia Pernambucana.

E recebeu de Burman, a reivindicação para que o MME interceda junto a outras áreas do governo para ter acesso ao Fundo de Marinha Mercante e a crédito do BNDES. Coelho Filho afirmou que é papel do governo poder ajudar. “Desenvolvemos do zero uma indústria de classe mundial, quem conhece o estaleiro pode ver isso com os próprios olhos, e é papel do governo dar manutenção a essa política de incentivar, não só essa unidade, mas a muitas outras que se instalaram no país e, onde estão instaladas, geram desenvolvimento e riqueza”.

O ministro adiantou que vai articular junto à Casa Civil da Presidência da República para que possam ser feitas algumas ações junto ao setor visando aproximar a indústria naval brasileira das empresas que chegam ao Brasil com a nova abertura no mercado de exploração e produção de petróleo.

“Aproximar essas empresas que não conhecem o que nós temos aqui em Pernambuco, não conhecem essas instalações, para que quando essas encomendas vierem, Pernambuco e o estaleiro possam estar bem posicionados para poder ficar com a parte significativa das encomendas”, concluiu.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.