Energia Eólica

Fepam emite novas licenças para geração de energia eólica no Rio Grande do Sul

Redação/Governo do Estado do Rio Grande do Sul
28/09/2016 18:45
Visualizações: 430

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença para os complexos eólicos Ventos do Retiro Energética Ltda, Renobrax Energias Renováveis Ltda e Enerplan Vitória Participações SA, que permitirá às empresas que se habilitem para participar do 2º Leilão de Energia de Reserva, previsto para dezembro deste ano.

Conforme o edital da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os interessados em participar do leilão precisam apresentar licença ambiental com uma antecedência de 80 dias, prazo que termina nesta quarta-feira (28).

Para a empresa Ventos do Retiro Energética Ltda foi emitida licença de instalação que autoriza a implantação de 54 aerogeradores com capacidade para gerar 108 MW (megawatts) no complexo Eólico Dom Pedrito, localizado nos municípios de Dom Pedrito e Bagé.

Para as empresas Renobrax Energias Renováveis Ltda e Enerplan Vitória Participações SA foram emitidas licenças prévias que conferem viabilidade ambiental das áreas previstas para o Complexo Eólico Dona Helena e o Complexo Eólico Vitória, respectivamente.

O empreendimento da Renobrax, em Tapes, contará com 80 aerogeradores e terá capacidade de gerar 200 MW. Já o empreendimento da Enerplan, em Mostardas, contará com 18 aerogeradores e sua capacidade de geração de energia poderá chegar a 48,6 MW.

Nos últimos meses a Fepam empenhou-se na análise dos projetos de geração eólica emitindo 14 licenças ambientais. Isso vai permitir que o Rio Grande do Sul concorra ao leilão com empreendimentos que somam mais de 2 GW (2000 MW) de potência, considerando apenas as licenças emitidas em 2016.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19