Será lançada hoje (26), em um coquetel realizado no Museu Naval do Rio de Janeiro, a 1ª Feira do Polo Naval-RS, que acontecerá em março de 2012 no Rio Grande do Sul, agregando congressos, rodadas de negócios e palestras. A realização em Rio Grande é reflexo de todo o desenvolvimento que está ocorrendo na cidade.
O papel do porto gaúcho neste contexto, considerando que os principais projetos do Polo Naval estão inseridos em seu domínio, também será discutido no evento. A feira foi lançada no auditório da Câmara de Comércio na cidade do Rio Grande, na última segunda (24).
A Feira do Polo Naval abrigará ainda o 9° Congresso Internacional Navegar, o Navtec 2012, a 5ª Rodada de Negócios Sebrae e o II Seminário de Direito, Desenvolvimento Portuário e Construção Naval do Rio Grande.O evento será realizado no complexo do Cidec-Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que oferece estacionamento para 1,5 mil veículos, dois auditórios, sala para rodada de negócios e três salas para workshops. O patrocinador âncora do evento é a Petrobras.
O evento acontecerá de 20 a 23 de março de 2012, em Rio Grande no Cidec-Sul da Fundação Universidade do Rio Grande.
Um Polo em expansão
O Polo Naval gaúcho com sede em Rio Grande vai receber US$ 16 bilhões em projetos na área naval. A P-53 concluída em 2008 simbolizou o início da atividade no porto do Rio Grande. Hoje o porto gaúcho sedia a construção das plataformas P-55, P-63 e P-58.
Na área do estaleiro Rio Grande, junto ao maior dique-seco da América Latina, está sendo montada uma fábrica de construção seriada de cascos de plataformas tipo PSV. Já foram encomendados pela Petrobras, oito cascos. O casco da P-66, a primeira das oito unidades replicantes, já começou a ser construído. Rio Grande também será a sede de um estaleiro do grupo Wilson, Sons. Do outro lado do canal, a Estaleiros do Brasil (EBR) vai investir R$1 bilhão em um estaleiro que vai construir plataformas, sondas e navios de apoio.
Para Jayme Ramis, diretor da Revista Conexão Marítima, o evento tende a se perpetuar no mercado nacional e no âmbito do Mercosul. Já há bastante tempo que a cidade do Rio Grande merece uma Feira do porte que estamos planejando juntamente com o Congresso Internacional Navegar. "Hoje, existem algumas feiras espalhadas pelo Brasil (e no RS não poderia diferente), que, na verdade, apenas aproveitam o nosso grande staff de negócios, empresas, porto e terminais, com objetivos meramente comerciais. O que queremos hoje é buscar parcerias, novos projetos, empreendedores e, claro, novas oportunidades de negócio”, diz Ramis.
Mais informações: www.polonavalrs.com.br