Economia

Fecomercio: combustíveis ajudam a pressionar preços no varejo

O Índice de Preços no Varejo (IPV), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), teve variação negativa de 0,02%, em julho ante uma deflação de 0,34%, em junho. Nos últimos 12 meses até julho, o índice acumula alta de 5,18%.

Redação
06/09/2011 14:27
Visualizações: 419
O Índice de Preços no Varejo (IPV), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), teve variação negativa de 0,02%, em julho ante uma deflação de 0,34%, em junho. Nos últimos 12 meses até julho, o índice acumula alta de 5,18%.

O resultado de julho foi influenciado, principalmente, pelos preços das carnes, que ficaram em média 0,54% mais baratas do que no mês anterior. Mas esse recuo ficou abaixo do registrado em junho (-2,90%). Nos açougues, o produto ficou 17,71% mais caro nos últimos 12 meses até julho.

Nesse mesmo período acumulado, houve um avanço de 12,48% no segmento de combustíveis e lubrificantes. A Fecomercio salientou que, mesmo em um período de safra da cana-de-açúcar, o preço desses produtos aumentou 0,17%, em julho. “O resultado aponta que o descompasso entre a oferta escassa e a demanda impulsionada pelo aumento da frota de veículos flex ainda reflete nos preços desses componentes”, assinala o comunicado da entidade.

A pesquisa aponta ainda elevação de 1,26% nos preços de frios e laticínios. Já os preços de alguns produtos in natura apresentaram queda de 2,05%. As verduras tiveram redução de 6,83%, os legumes, de 4,44%, e as frutas, de 0,16%.

No segmento dos eletroeletrônicos, houve recuo de 1,76%. No ano, acumula queda de 5,26% e, nos últimos 12 meses, de 9,85%.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.