Energia elétrica

Fatia da Andrade Gutierrez na Cemig pode atrair forte interesse, dizem consultores

Reuters, 08/09/2017
08/09/2017 15:59
Visualizações: 548 (0) (0) (0) (0)

Uma eventual venda da fatia da construtora Andrade Gutierrez na elétrica mineira Cemig poderá levantar forte interesse de investidores, pelo grande mercado em que a companhia atua e por seus bons ativos, que se encontram depreciados no momento, disseram especialistas nesta sexta-feira.

Se a entrada de um novo sócio pode ser boa para a elétrica em dificuldades financeiras, a situação da companhia mineira, que ainda pode perder quatro hidrelétricas cujas concessões venceram, pode diminuir os retornos de uma eventual venda pela construtora, segundo analistas.

A Cemig divulgou na véspera que a Andrade Gutierrez rescindiu o acordo de acionistas da empresa e assim ficou apta a vender a qualquer momento suas ações na elétrica, em bolsa de valores ou em mercado de balcão.

A Andrade Gutierrez Concessões (AGC) detém 6,70 por cento de participação total na Cemig, com 20 por cento das ações ordinárias da companhia. A fatia valeria hoje quase 710 milhões de reais, sem considerar um eventual prêmio ante o valor dos papéis.

“A Cemig é um ativo grande, bem valioso... se depreciou nos últimos anos, mas é um ativo de muito valor e que gera caixa fácil. Comprador tem”, disse à Reuters o diretor da consultoria Excelência Energética, Erik Rego.

O sócio da consultoria Thymos Energia, João Carlos Mello, disse que o formato da venda das ações definirá o tipo de interessado, mas destacou ver grande apetite pela companhia.

“A Cemig tem ativos muito bons e um mercado muito grande em Minas Gerais, é um negócio fantástico... se for vender em bolsa, pode atrair fundos de investimento... se for uma venda direta, seriam os interessados de sempre, como os chineses e elétricas europeias”, disse.

Os especialistas atribuem o movimento da Andrade Gutierrez à busca por caixa em um momento em que a construtora tenta se reestruturar após ser um dos alvos do enorme escândalo de corrupção deflagrado no Brasil, com as investigações da Operação Lava Jato.

Dado esse cenário, a saída da Andrade Gutierrez da Cemig e a entrada de novos acionistas poderia até mesmo ser positiva para a elétrica, que atualmente passa por dificuldades devido a uma elevada dívida e busca vender ativos para se reequilibrar.

“Um novo investidor pode dar uma respirada nova, trazer mais investimento no negócio da companhia”, disse Mello.

Os especialistas ressaltaram, no entanto, que o difícil momento atual da Cemig pode reduzir o retorno da Andrade Gutierrez na venda.

As ações ordinárias da companhia são negociadas atualmente a cerca de 8,40 reais, ante um pico de quase 16 reais em agosto de 2014.

Às 11:54, as preferenciais recuavam 0,12 por cento.

Com ativos em geração, transmissão e distribuição de eletricidade, a Cemig é uma das maiores elétricas do país.

A companhia é controlada pelo governo de Minas Gerais, com 17,4 por cento do capital e 51 por cento das ações ordinárias. O BNDESPar possui outros 6,4 por cento da companhia, com 13 por cento das ações ordinárias.

Momento difícil

Atualmente, além de enfrentar uma alta dívida e conduzir um programa de vendas de ativos, a Cemig caminha para perder a concessão de quatro hidrelétricas que respondem por quase 50 por cento de sua capacidade de geração.

Os contratos de concessão desses ativos venceram e o governo federal quer relicitá-los, mas a Cemig tem travado uma disputa judicial para manter as usinas.

No momento, o leilão encontra-se suspenso por decisão judicial, enquanto o Tribunal de Contas da União determinou que o governo paralise negociações para um eventual acordo sobre as usinas com a Cemig, com o argumento de que as conversas podem atrapalhar a atração de interessados para a licitação, marcada para o dia 27 deste mês.

“Talvez a Andrade Gutierrez precise de dinheiro e não queira esperar essa briga judicial... podem ter chegado no limite... com a perda de valor nos últimos anos, se ela não vê perspectiva de melhora nos próximos anos, vende”, disse Erik, da Excelência Energética.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.