Cooperação

Fapesp e Universidade Holandesa abrem edital de cooperação

O montante total de recursos disponíveis para as propostas selecionadas é de US$ 2 milhões, igualmente distribuídos entre Fapesp e BE-Basic. Por meio da chamada, as instituições pretendem financiar conjuntamente projetos colaborativos de pesquisa, incluindo - mas não restritivamente - as áre

Redação
17/08/2011 15:29
Visualizações: 281
A Fapesp e o BE-Basic Consortium, da Holanda, lançam chamada pública de propostas de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. O BE-Basic Consortium é um consórcio público-privado holandês composto principalmente por universidades holandesas, instituições científicas e empresas que tenham recebido dos ministérios holandeses auxílio à pesquisa dentro do Programa BE-Basic.

Por meio da chamada, as instituições pretendem financiar conjuntamente projetos colaborativos de pesquisa, incluindo - mas não restritivamente - as áreas de biologia sintética para os biocombustíveis e produtos químicos bioderivados e sustentabilidade.

Na primeira, espera-se o desenvolvimento de ferramentas ou geração de conhecimento fundamental relacionados à manipulação de plantas e microrganismos para a produção de biocombustíveis e produtos químicos derivados de biomassa.

A área de sustentabilidade visa, entre outros pontos, ao monitoramento da expansão dos biocombustíveis, novas tecnologias e seus impactos sobre a sustentabilidade.

As propostas devem ser apresentadas, em inglês, somente à Fapesp por pesquisadores vinculados a instituições do estado de São Paulo. A proposta deve ser única, ou seja, escrita em conjunto pelos pesquisadores parceiros do BE-Basic e de São Paulo.

As propostas devem ser encaminhadas nos formatos Auxílio à Pesquisa - Regular ou como parte do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Somente serão elegíveis as propostas envolvendo ambas as partes. Cada proposta deve ter um pesquisador responsável na Holanda e um pesquisador responsável em São Paulo. A proposta precisa descrever o trabalho a ser desenvolvido por cada parte.

A iniciativa faz parte do projeto Branetec, programa de cooperação institucional coordenado pelo Nuffic neso Brazil e pelo Capes que visa estimular o intercâmbio entre Brasil e Holanda, aproximando estruturas curriculares e promovendo reconhecimento mútuo de créditos, especialmente na área tecnológica.

Mais informações sobre o programa: www.nesobrazil.org/BRANETEC
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20