Gás Natural

Falta de Competitividade prejudica consumo

Gás Brasil
30/10/2009 12:13
Visualizações: 128
O mês de setembro foi marcado por mais uma queda no consumo de gás natural. De acordo com os dados estatísticos da ABEGÁS - Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, o volume de gás natural comercializado no mês atingiu a média diária de consumo de 36,7 milhões de metros cúbicos de gás país, 28,24% menor do que o comercializado no mesmo período de 2008. Desconsiderando-se o consumo termoelétrico, a redução seria um pouco menor - de 9,04% -, mas não menos significativa, demonstrando que a falta de política energética inibiu o crescimento e o alto preço de custo do gás natural fez com que o insumo perdesse competitividade nos segmentos não-térmicos.
 
Com isso, o mercado de gás natural continua experimentando uma queda de consumo, notadamente no setor industrial que é o responsável por 70% do gás natural consumido no Brasil. As indústrias apresentaram retração de 11,96%. Em setembro de 2008, o uso do gás natural para o setor industrial foi da ordem de 27,7 milhões m³/dia, enquanto que, no mesmo mês em 2009, foi de 23,8 milhões m³/dia.

 
Agrava-se a este fato a falta de competitividade também do gás natural veicular frente a gasolina e ao álcool. Setembro de 2008 em relação a setembro de 2009, o segmento automotivo consumiu 13,32% a menos de gás natural, caindo para 5,7 milhões de metros cúbicos consumidos por dia.

 
O setor comercial também apresentou retração de 5,82%, reduzindo em 36 mil metros cúbicos por dia o seu consumo. Já as térmicas a gás, em razão do alto nível dos reservatórios, não foram despachadas, contribuindo para a acentuada redução de 83,15% no consumo deste segmento de 2008 para 2009.

 
Em contrapartida, os números do volume comercializado para as residências e co-geração demonstraram uma ligeira reação do mercado. O consumo residencial atingiu a média de 836 mil m³/dia, o que representa crescimento de 4,75%, isto graças aos constantes investimentos na expansão da rede de distribuição de Gás Natural nos Estados. Já o consumo para co-geração cresceu 17,80%, saltando de 2,4 milhões m³/dia para 2,8 milhões m³/dia.

 
“O gás natural não mais representa uma opção futura e alternativa energética, mas sim uma oportunidade real de expressivos investimentos e de geração de empregos. O crescimento deste mercado depende de uma política bem definida e perene com relação aos preços de custo do Gás Natural. Por isso, a ABEGÁS continua conjugando esforços para que a política de preço do energético seja tratada como política de governo”, declarou Armando Laudorio, presidente da ABEGÁS.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20