Gás Natural

Falta de competitividade prejudica consumo de gás natural no país, diz Abegás

A Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) diz que a falta de competitividade continua prejudicando o aumento do consumo do produto no país. Em setembro deste ano, o consumo do insumo voltou a cair. Foram comercializados 36,7 milhões de metros cúbicos por dia, uma r

Agência Brasil
29/10/2009 11:24
Visualizações: 139
A Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) diz que a falta de competitividade continua prejudicando o aumento do consumo do produto no país. Em setembro deste ano, o consumo do insumo voltou a cair. Foram comercializados 36,7 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução de 28,24% em relação a igual mês do ano passado.
 

Os dados da Abegás indicam que, desconsiderando-se o consumo termoelétrico, a redução seria um pouco menor, de 9,04%, mas não menos significativa. “Isto demonstra que a falta de política energética inibiu o crescimento e o alto preço de custo do gás natural fez com que o insumo perdesse competitividade nos segmentos não térmicos”, avalia a Associação.

 

O setor mais atingido é o industrial, responsável por 70% do gás natural consumido no Brasil, e que em setembro apresentou retração de 11,96%, frente a setembro de 2008.

 

A falta de competitividade do gás natural veicular em relação à gasolina e ao álcool, fez com que o segmento automotivo consumisse 13,32% a menos o produto em setembro deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

O setor comercial também apresentou retração de 5,82%, reduzindo em 36 mil metros cúbicos por dia o seu consumo. Já as térmicas movidas a gás não foram despachadas, por causa do alto nível dos reservatórios das hidrelétricas, contribuindo para a acentuada redução de 83,15% no consumo deste segmento de 2008 para 2009.

 

Os dados da Abegás indicam que, em contrapartida, os números do volume comercializado para as residências e co-geração demonstraram uma ligeira reação. O consumo residencial atingiu a média de 836 mil metros cúbicos por dia, o que representa crescimento de 4,75%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19