Comércio Exterior

Fabricantes de tubos querem salvaguardas contra China

Valor Econômico
18/11/2005 00:00
Visualizações: 661

Os fabricantes brasileiros de tubos de aço poderão ser mais um setor da economia a solicitar ao governo a abertura de processo de salvaguardas contra a China. Duas importações recentes de tubos chineses feitas por empresas do Ceará e Pernambuco, por preços inferiores aos praticados no mercado interno, estão causando preocupação na indústria. Há receio de que o produto chinês provoque a desorganização do mercado interno.

O assunto vem sendo estudado pela Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal (Abitam). O diretor-executivo da Abitam, José Adolfo Siqueira, disse que a decisão de solicitar a ação poderá se basear na ameaça de as importações chinesas de tubos causarem dano à indústria nacional. A possibilidade é prevista no decreto que instituiu as salvaguardas contra a China, lembrou.

O temor dos fabricantes brasileiros de tubos de aço ganhou força por dois fatos ocorridos este ano. Em janeiro, a Rússia abriu processo de investigação de salvaguardas contra tubos chineses. Em agosto, foi a vez dos EUA iniciarem processo semelhante contra tubos com costura comuns, produzidos na China. Nos dois casos, ainda é esperada uma decisão final.

Caso Rússia e EUA adotem medidas de defesa comercial contra os tubos chineses, a China irá buscar outros mercados, provocando o que no jargão comercial se chama de "desvio de comércio".

A China tem capacidade para produzir cerca de 15 milhões de toneladas de tubos com costura por ano e, em 2005, deve produzir 11,2 milhões de toneladas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.